CI

Infocafé de 04/03/22

O dólar fechou em alta de 1,03%, cotado a R$ 5,0778


Foto: Pixabay

N.Y. a posição maio oscilou entre a mínima de -2,45 pontos e máxima de +3,85 fechando em +1,35. O acumulado na semana é de -14,40pts.

O dólar fechou em alta de 1,03%, cotado a R$ 5,0778. Apesar do avanço, a moeda registrou queda de 1,52% na semana. A guerra na Ucrânia tem provocado uma escalada nos preços das commodities e da energia, elevando os temores de um aumento da inflação global. Moedas de países exportadores de petróleo, metais, milho e trigo, entre outras commodities, têm sido beneficiadas pela escalada dos conflitos na Ucrânia, já que temores de interrupção da oferta impulsionaram os preços desses produtos a máximas em vários anos. Fonte: G1.

O mercado internacional de café encerrou fevereiro sacudido pelas notícias da guerra entre Rússia e Ucrânia. A Bolsa de Nova York (ICE Futures US) para o arábica teve altos e baixos em fevereiro, mais um mês muito volátil. Em grande parte do mês, NY apresentou sustentação com preocupação com a oferta apertada no curto prazo e com queda nos estoques da bolsa, entre outros aspectos. Mas, a partir da metade para o fim de fevereiro, NY sofreu com a pressão por conta do conflito que se confirmou em guerra que já está no nono dia. A ICE Futures US, que baliza a comercialização internacional, já precificou a quebra no potencial da safra brasileira de 2022. O clima agora é melhor para o desenvolvimento final da produção, que em breve começa a ser colhida. Os estoques certificados em NY caíram abaixo de 1 milhão de sacas, o que denota uma preocupação dos compradores, das indústrias torrefadoras globais, buscando os cafés certificados da bolsa, ante o aperto na oferta de curto prazo. Esses são os aspectos principais fundamentais de suporte, além da subida forte do petróleo. Ao longo de fevereiro, NY para o contrato maio atingiu máxima de 260,45 centavos de dólar por libra-peso no dia 10. Depois passou por correções técnicas e realização de lucros atingindo mínima de 232,40 centavos no último dia de fevereiro. O mercado então já estava sobre a confirmação da guerra na Ucrânia. Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a guerra na Ucrânia deve continuar direcionando os mercados globais, gerando instabilidade e incerteza. Entre as commodities, destaque ao comportamento do petróleo. A Europa é o principal mercado para o café, absorvendo 54,5 milhões de sacas de um total consumido mundialmente de 167,7 milhões de sacas em 2020, segundo a OIC, como salienta o consultor. A região responde por 33% do consumo global da bebida.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.