CI

Iniciativas de energias renováveis são apresentadas no Semiárido Show

Oferecer para os agricultores incentivos para que eles consigam acessar tecnologias


No sertão pernambucano, conhecido pelas chuvas escassas e altas temperaturas, a caatinga vira cenário. A 40 km de Petrolina, cidade que se destaca por ser a maior produtora de uva e goiaba do estado, acontece desde terça-feira (7), o Semiárido Show - VII edição da Feira da Agricultura Familiar. O evento segue até sexta-feira (10) e contou com o apoio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).

Representando a pasta, o diretor do Mais Alimentos, Guilherme Martinelli, participou do I Seminário de Energias Renováveis para aumentar a segurança alimentar, hídrica e energética no Semiárido brasileiro e reforça a importância de iniciativas na área. “As energias renováveis são efetivamente um novo caminho e que devemos abraçar a agricultura familiar. Já que sabemos que as fontes tradicionais de energia causam muitos danos ao meio ambiente e não são renováveis efetivamente. Ou seja, é muito importante para o agricultor familiar entender como as energias renováveis funcionam, tanto a energia solar quanto a energia eólica, e mesmo a biomassa e o biocombustível, para que ele possa entender que aquela tecnologia pode ser aplicada na sua propriedade e que ele terá um retorno.”

Para o diretor, a utilização desses recursos em qualquer situação é válida. “Seja para um uso mais simples interno, e em especial a irrigação que ganha muito com a aplicação de energias renováveis, como por exemplo também a energia solar fotovoltaica, quanto para uma associação ou uma cooperativa que poderiam investir em um projeto maior, como uma usina de energia solar. É importante frisar que o Governo Federal não só enxerga isso como estratégico, mas oferece para os agricultores incentivos para que eles consigam efetivamente acessar essa tecnologia e ter acesso a produtos de qualidade, e melhorar sua qualidade de vida a partir daí.”

A Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Pernambuco (DFDA-PE) também esteve presente no evento. De acordo com o representante da Sead no estado, Rodrigo Almeida, o Governo Federal está empenhado em reforçar a agricultura familiar no Semiárido Show. “Mesmo com o ajuste fiscal e orçamentário que estamos vivendo, conseguimos manter o apoio para a feira. Nossa parceria com a Embrapa vem desde o Ministério do Desenvolvimento Agrário”

O representante adiciona a sensação de ver uma das políticas da Sead sendo aplicada. “Fiquei muito satisfeito quando vi no SemiáridoShow produtos da agricultura familiar com o selo do Selo de Participação da Agricultura Familiar (Sipaf). Estamos promovendo oficinas sobre temas como Sipaf, energias renováveis, políticas para a convivência no Semiárido, entre outros temas”

Segundo os organizadores estão sendo ministrados mais de 50 minicursos e oficinas, além de seis grandes seminários voltados para agricultores, pesquisadores, técnicos e estudantes, embora o evento seja aberto à sociedade em geral.
O Semiárido Show conta a participação de diferentes ministérios do Governo Federal, instituições de pesquisa e de assistência técnica e extensão rural dos governos estaduais, universidades e institutos de educação, ciência e tecnologia, empresas privadas do setor agropecuário, federações e confederações de agricultura, organizações não governamentais e movimentos sociais ligados à agricultura familiar.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.