Início da primavera muda incidência de chuvas na maior parte do país
CI
Agronegócio

Início da primavera muda incidência de chuvas na maior parte do país

Conhecida como Estação das Flores, a primavera marca a transição entre a estação seca e a temporada de chuvas nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste
Por:

 A primavera começa hoje (22) no Hemisfério Sul, às 12h44. A chegada da nova estação trará mudanças na incidência de chuvas e na variação de temperaturas na maior parte do Brasil, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).

Conhecida como Estação das Flores, a primavera marca a transição entre a estação seca e a temporada de chuvas nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste. O aumento do calor e da umidade provoca o início das pancadas de chuva no fim da tarde ou à noite. O Cptec alerta, inclusive, para a possibilidade de raios, ventos fortes e queda de granizo.

Na Região Sul, a alteração nos totais mensais de chuvas será menor. No entanto, segundo o Cptec, a mudança de estação aumenta a ocorrência de raios e de “complexos convectivos”, que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos.

Durante os meses da primavera, a maior parte da Região Nordeste encontra-se na estação seca, exceto no sul dos estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia. Já no centro-sul da Região Norte, o período chuvoso começa nos meses de outubro e novembro, com o aumento gradativo das pancadas de chuva e trovoadas.

De acordo com o Cptec, na primavera as temperaturas aumentam gradativamente nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Na região central do país, as temperaturas máximas podem atingir números muito elevados por causa da forte radiação solar e da maior freqüência de dias com céu claro. O Norte e o Nordeste sofrerão pouca variação de temperatura.

A primavera se estenderá até o dia 21 de dezembro, quando começa o verão no hemisfério.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.