CI

Inoculação com micorrízicos aumenta rendimento em 40%

Existe um grande interesse em encontrar métodos sustentáveis ??para proteger os rendimentos


Foto: Canva

Uma equipe de pesquisa da Universidade de Zurique, na Suíça, demonstrou que a inoculação do solo com fungos micorrízicos pode manter ou até mesmo aumentar os rendimentos das plantas sem a necessidade de fertilizantes ou pesticidas adicionais. Em um ensaio de campo em grande escala, constatou-se um aumento de até 40% no rendimento das plantas.

O uso intensivo de fertilizantes e pesticidas nos campos tem efeitos negativos na biodiversidade e no meio ambiente, dizem os autores. Portanto, existe um grande interesse em encontrar métodos sustentáveis ??para proteger os rendimentos sem recorrer a produtos químicos agrícolas. Os fungos micorrízicos são uma alternativa biológica que auxilia as plantas na absorção de nutrientes.

A equipe demonstrou pela primeira vez em larga escala que a aplicação de fungos micorrízicos não tem campo eficaz. Os fungos foram incorporados ao solo antes do plantio em 800 parcelas de teste em 54 fazendas de milho no norte e leste da Suíça.

Em cerca de um quarto das parcelas, os fungos micorrízicos resultaram em rendimentos até 40% superiores, o que foi considerado um aumento significativo, segundo Marcel van der Heijden, colider do estudo e ecologista de solo da Universidade de Zurique e da Agroscope. No entanto, em um terço das parcelas, o rendimento não aumentou e, em alguns casos, até parcialmente. Inicialmente, a equipe não conseguiu explicar essa variação.

Durante a busca pela causa, os pesquisadores analisaram diversas propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, incluindo a biodiversidade dos microbios do solo. Descobriram que a inoculação foi mais eficaz quando havia uma presença significativa de patógenos fúngicos no solo.

Stefanie Lutz, coautora do estudo e pesquisadora da Agroscope, explicou: "Os fungos micorrízicos atuam como um escudo protetor contra patógenos do solo que podem prejudicar as plantas." Dessa forma, o uso desses fungos pode manter os rendimentos normais em campos onde, sem a presença deles, ocorreriam perdas. Em contrapartida, os fungos micorrízicos tiveram um efeito menor em campos que não estavam contaminados com patógenos.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.