CI

Inovações para maximizar a produtividade da lavoura

O evento é promovido na região denominada como o coração do agro brasileiro


Foto: Nadia Borges

A Corteva Agriscience participa do Show Safra 2022, de 22 a 25 de março, em Lucas do Rio Verde (MT), e apresenta inovações para contribuir com os principais desafios enfrentados pelos agricultores em suas lavouras. O evento, realizado anualmente pela Fundação Rio Verde, é promovido na região denominada como o coração do agro brasileiro e integra todas as áreas do setor trazendo sempre as maiores inovações para os que buscam melhorar a rentabilidade da lavoura. Neste ano, a Corteva, que investe continuamente em pesquisa e tecnologia para oferecer um portfólio cada vez mais completo, apresentará suas soluções nas áreas de Sementes, Proteção de Cultivos e Agricultura Digital.

No Show Safra, a Corteva leva seu recente lançamento, o Sistema Enlist®, uma das mais aguardadas tecnologias do agronegócio que veio para revolucionar o setor com uma nova opção de biotecnologia para sementes de soja que une genética de alta performance ao melhor manejo de plantas daninhas e lagartas. Formado pelos pilares de Sementes & Biotecnologia, Herbicidas e Genética de Alta Performance, e sustentado pelo pilar de Boas Práticas Agrícolas, o Sistema Enlist® promove uma experiência completa e possui como principais benefícios diversidade, conveniência, flexibilidade e maior controle na aplicação, por isso é considerado a escolha mais simples para a produtividade evoluir.

As sementes Enlist E3® são tolerantes ao Enlist® Colex-D® (novo 2,4-D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio. Já as sementes Conkesta E3®, além da tolerância aos três herbicidas, trazem também duas proteínas Bts (Cry1F e Cry1Ac) para o manejo das principais lagartas na cultura da soja. Durante o evento, será possível conhecer melhor o Sistema Enlist® por meio das variedades disponibilizadas pelas marcas licenciadas e próprias da Corteva e pela plataforma de herbicidas, composta pelos produtos Enlist® Colex-D® e Enlist Duo® Colex-D®, que podem ser aplicados na pré e pós-emergência da soja e oferecem excelente eficácia de controle de plantas daninhas, além de redução no potencial de deriva que pode chegar até 90%, ultrabaixa volatilidade e redução de odor. Enlist® Colex-D® e Enlist Duo® Colex-D® são os únicos herbicidas, à base de 2,4-D, registrados e recomendados para uso em pós emergência nas sojas Enlist®. Enlist contará com um espaço dedicado para os especialistas apresentarem o Sistema Enlist, seus benefícios e as variedades lançadas nesta safra. 

Outro importante destaque é a marca Pioneer®, que completa 50 anos no Brasil em 2022 como uma grande parceira dos agricultores e segue líder pelo 15º ano consecutivo no mercado de sementes de milho verão e safrinha no País. A Pioneer leva ao evento, sua primeira cultivar de soja com a biotecnologia Conkesta E3®, que auxilia no controle das principais lagartas que infestam a cultura e possibilitam flexibilidade no manejo de plantas daninhas, permitindo a aplicação dos herbicidas Enlist® Colex-D® (novo 2,4D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio e das proteínas Bts (Cry1F e Cry1Ac). A marca inova mais uma vez e apresenta a tecnologia Optimum AQUAmax™, inédita no Brasil e com maior tolerância ao estresse hídrico, colaborando para a evolução deste mercado. Os produtos passaram pelas mais avançadas técnicas de melhoramento genético para proporcionar máxima produtividade mesmo em condições adversas, em um processo de pesquisa conduzido ao longo dos últimos 10 anos no Brasil e mais de 40 anos no mundo. No estande da Corteva, a Pioneer contará com um Rancho, local exclusivo na sua área plantada com cultivares e híbridos.

A Brevant®? Sementes também estará no evento e levará os participantes para uma visita guiada em sua área plantada. No tour “Por Dentro da Inovação”, os visitantes acompanharão a explicação dos representantes sobre os híbridos e cultivares da marca, e terão acesso a uma página online exclusiva com conteúdos complementares para enriquecer o momento. A marca apresenta, em primeira mão, as cultivares com a biotecnologia Conkesta E3®, desenvolvidas sob medida para o agricultor brasileiro, com genética de alta performance, alto potencial produtivo e excelente sanidade. 

Na área de Proteção de Cultivos, os produtores poderão conhecer diversas novidades que possuem a inovação presente no DNA da Corteva e foram desenvolvidas após muitos anos de pesquisa, com foco em auxiliar o dia a dia do agricultor e maximizar a produtividade, como os fungicidas Viovan®, Aproach Power®,, ambos lançamentos, e Vessarya®, o herbicida Paxeo®, inovação da marca, o inseticida Expedition®, e os lançamentos do portfólio de biológicos, como Omsugo P, Inlayon® e LumialzaTM, que representam a entrada da Corteva nesse novo segmento e irão complementar o portfólio da empresa para os mercados de soja, milho e algodão. 

Confira abaixo mais informações sobre os lançamentos e soluções que a Corteva preparou para o Show Safra 2022:

Plataforma de Sementes

Pioneer®?: a marca de sementes líder de mercado da Corteva apresenta os lançamentos para milho safrinha com tecnologia Optimum AQUAmax™ P3845VYHR e P3808VYHR; o novo híbrido P3889R para áreas de refúgio; o P3707VYH, que possui maior participação de mercado no Mato Grosso; o P3858PWU com estabilidade produtiva; e o P3898 para verão e safrinha. Os produtos possuem as biotecnologias Leptra® ou PowerCore® Ultra, ambas com alto espectro no auxílio à proteção contra as principais lagartas do milho. Para soja, a Pioneer apresenta a 98R30CE, primeira cultivar da marca com a biotecnologia Conkesta E3®, que auxilia no controle das principais lagartas que infestam a cultura e possibilitam flexibilidade no manejo de plantas daninhas, permitindo a aplicação dos herbicidas Enlist® Colex-D® (novo 2,4D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio e das proteínas Bts (Cry1F e Cry1Ac). A marca também leva as tradicionais cultivares 98Y21IPRO, 97Y97IPRO e 97Y91IPRO. Além disso, a Pioneer apresenta sua plataforma “A força da Silagem” com os híbridos: AG05, A40 e A60, inoculantes e prestação de serviços.

Brevant®? Sementes: a marca da Corteva apresenta as novas variedades de soja B5560CE e B5710CE com a biotecnologia Conkesta E3®, que auxilia no controle das principais lagartas que infestam a cultura e possibilitam flexibilidade no manejo de plantas daninhas, permitindo a aplicação dos herbicidas Enlist® Colex-D® (novo 2,4D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio e das proteínas Bts (Cry1F e Cry1Ac). A marca também leva para a feira os principais lançamentos da última safrinha, os híbridos de milho: B2800VYHR, B2782PWU, B2801VYHR, B2864PWU, B2702VYHR e B2829R, além dos tradicionais: B2620PWU e B2856VYHR. A Brevant® Sementes trabalha com as tecnologias PowerCore® Ultra e Leptra® em milho.

Cordius®?: a marca de licenciamento de sementes da Corteva Agriscience, que juntamente com multiplicadores de sementes parceiros, oferece variedades de alta performance aos produtores rurais, com as cultivares lançamentos C2732IPRO, com estabilidade produtiva, arquitetura moderna e resistente às raças 3 e 14 de Nematoide de cisto; e a C2800IPRO, de alto teto produtivo e tolerância às duas Galhas, Javanica e Incógnita. A Cordius também leva as tradicionais variedades C2811IPRO, com alto teto produtivo em função do seu PMG, e ainda com resistência às raças de Nematoide de cisto 1, 3, 5 e 14; e a C2818IPRO, cultivar com hábito de crescimento indeterminado, que traz muita estabilidade e ampla adaptação para solos de média a baixa fertilidade. Por meio de um painel com raio-x eletrônico, os visitantes poderão conhecer mais detalhes sobre a marca e o portfólio de variedades.

PowerCore®? Ultra: os híbridos de milho com essa biotecnologia têm quatro proteínas inseticidas que conferem proteção contra as populações suscetíveis das principais lagartas que atacam a cultura, além de duas proteínas com tolerância aos herbicidas glifosato e glufosinato de amônio. Devido à presença das proteínas inseticidas Cry1F, Cry1A.105, Cry2Ab2 e Vip3Aa20, as sementes de milho PowerCore®? Ultra auxiliam na proteção contra: Lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), Broca-do-colmo (Diatraea saccharalis), Lagarta-da-espiga (Helicoverpa sp.), Lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus), Lagarta-rosca (Agrotis ipsilon), Lagarta-preta-das-folhas (Spodoptera cosmioides), Lagarta-armigera (Helicoverpa armigera) e Lagarta-das-vagens (Spodoptera eridania). A tecnologia é oferecida ao produtor por meio dos portfólios de Pioneer® e Brevant® Sementes.

Proteção de cultivos

Viovan®: composto pela combinação dos princípios ativos OnmiraTM active e Protioconazol, possui uma formulação inovadora que dispensa o uso de óleo, aumentando a velocidade de absorção dos ativos e diminuindo o risco de lavagem pela chuva. O fungicida apresenta controle superior contra ferrugem asiática, além de doenças como mancha-alvo, mancha-parda, cercospora e oídio, promove proteção com maior seletividade à cultura e oferece resultados visivelmente melhores.

Aproach Power®: fungicida sistêmico que contém OnmiraTM active e Ciproconazole, oferece flexibilidade para ser usado na primeira e na última aplicação. Indicado para o controle de ferrugem asiática, mancha-parda, cercospora e oídio, o produto é uma evolução do fungicida Aproach® Prima, que o agricultor já conhece e confia, agora com uma formulação ainda mais inovadora, que dispensa a adição de óleo, para maior conveniência no controle eficaz e duradouro de doenças.

Vessarya®: fungicida mais eficiente para o controle das doenças da soja, como ferrugem, oídio e DFCs (doenças de final de ciclo) tais como a mancha-alvo e mancha-de-cercospora. O Vessarya® possui formulação inovadora, pois dispensa o uso de óleo nas aplicações. Outros atributos importantes do produto são: alta sistemicidade e efeito translaminar, que trazem melhor absorção e menor risco de lavagem pelas chuvas.

Paxeo®: herbicida sistêmico formulado com a inovadora tecnologia ArylexTM Active, pertence a nova família de herbicidas para dessecação em soja, com ação residual e controle duradouro de diversas plantas daninhas de folha larga e estreita, sem antagonismo com graminicidas.

Expedition®: nova ferramenta para o manejo de percevejos nas culturas da soja e do milho. Com uma formulação exclusiva da Corteva Agriscience, a molécula Isoclast Active pertence a um novo grupo químico, as sulfoxaminas, e tem modo de ação diferenciado, sendo ideal para o manejo da resistência. Uma de suas fortalezas é a excelente eficácia na fase de ninfa e adulto. Na soja, ajuda a produzir mais e a ter grãos de melhor qualidade. #CanivetinhoProtegido. Já no milho, oferece as condições ideais para a boa formação da cultura, estande homogêneo de plantas e espigas sadias. #PalitoProtegido.

LumialzaTM: lançamento a partir da safrinha de 2022, é um novo nematicida biológico específico para tratamento de sementes de soja e milho que protege naturalmente as plantas desde o início, entregando aos produtores amplo espectro de controle de nematoides (Meloidogyne incognita, Pratylenchus brachyurus e Heterodera glycines), contribuindo para o equilíbrio do solo a cada safra e o crescimento das plantas para uma maior produtividade. 

Omsugo P: novidade do portfólio de biológicos, é um solubilizador de Fósforo, ou seja, aumenta a disponibilidade do Fósforo que fica retido no solo e potencializa a eficiência da adubação fosfatada, proporcionando uma nutrição mais eficiente com plantas mais fortes e produtivas. Além disso, por meio de cepas exclusivas, com alta eficácia de solubilização de Fósforo Orgânico e Inorgânico, promove o maior enraizamento e melhor estabelecimento das plantas, maximizando o seu potencial produtivo.

Inlayon®: outra novidade no portfólio de biológicos da Corteva, é um nematicida microbiológico indicado para as culturas de soja e algodão, que ajuda a maximizar o potencial produtivo das plantas e proteger as raízes, contribuindo para uma cultura mais saudável e produtiva. Com uma cepa exclusiva, descoberta em solo brasileiro, é originalmente eficaz no controle dos principais nematoides, proporcionando o melhor estabelecimento da cultura.

Pastagem

A Linha Pastagem da Corteva participará com um painel de duas telas em que será possível conferir os lançamentos do portfólio alinhados à Plataforma-S, programa que busca honrar o compromisso com a pecuária sustentável. A Tecnologia Ultra-S está embarcada na família de herbicidas composta por Aminopiralide e 2,4-D e demonstra alta eficiência no controle das principais plantas daninhas anuais e bianuais de folhas largas, como o Fedegoso-Branco e a Cheirosa. Tem como diferencial ser uma solução concentrada, o que permite o uso de doses menores de herbicida por hectare.

A Tecnologia XT-S, composta pelos ativos Aminopiralide, Picloram e Fluroxipir em uma única solução e embarcada na família em herbicidas, oferece amplo espectro de controle das principais plantas daninhas anuais, bianuais e perenes, com destaque para as semilenhosas e lenhosas, promove maior produtividade de capim e, consequentemente, maior produção de carne e leite, evitando abertura de novas áreas, e contribui para a sustentabilidade por ser concentrada.

Agricultura Digital

No evento, a Corteva Agriscience apresenta sua Plataforma Digital para o Brasil e América Latina. Além do Granular Insights, a plataforma também contempla as soluções integradas de Visor Solutions, iniciativas de Carbono, além de parceria com o Cubo Itaú, ambiente criado para estimular o desenvolvimento de startups focadas em soluções digitais no agronegócio. Durante o ShowSafra, os visitantes poderão conhecer as novas funcionalidades do Granular Insights, software que direciona o monitoramento de lavouras de várias culturas e estágios.

Boas Práticas Agrícolas (BPA)

A área de Boas Práticas Agrícolas da Corteva também estará presente no evento com o compromisso de promover ainda mais conhecimento sobre uma agricultura segura, produtiva, responsável e sustentável. O programa de BPA da companhia leva orientação e capacitação a milhares de agricultores e profissionais do setor, no Brasil e Paraguai, com foco em cinco pilares: manejo de plantas daninhas, manejo integrado de pragas, manejo de doenças, tecnologia da aplicação e segurança do trabalhador.

EsferaAgro – Circuito Feira Virtual

E os agricultores que não participarem dos eventos de 2022 de forma presencial poderão conferir todas as novidades do robusto portfólio da Corteva pela “EsferaAgro – Circuito Feira Virtual”. A plataforma, um espaço 100% digital, foi criada para promover conhecimento ao produtor, onde quer que ele esteja, a qualquer hora.

De maneira prática e segura, os visitantes acessam a plataforma, fazem o cadastro e já têm acesso às informações sobre as soluções de semente, proteção de cultivos e agricultura digital da Corteva como se estivesse em uma feira, inclusive com áreas plantadas das variedades das marcas. Em cada espaço, o líder da área recebe o visitante e apresenta suas principais inovações e lançamentos. Também é possível ter mais informações sobre os produtos, basta clicar nas imagens.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.