INPI concede patente importante de rodados
A Grunner agora detém exclusividade sobre essa tecnologia
Foto: Divulgação
A Grunner, com sede em Lençóis Paulista (SP), obteve recentemente a concessão de patente de modelo de utilidade do INPI para uma tecnologia integrada nas Smart Machines da empresa há cinco anos. Essa inovação consiste em um "conjunto de conversão para aumento de bitola das rodas de caminhões rodoviários para uso em lavouras diversas".
A adaptação no espaçamento entre o eixo central do chassi e as rodas possibilita que as Smart Machines operem em várias lavouras sem danificar o solo, como nas plantações de cana-de-açúcar. A Grunner agora detém exclusividade sobre essa tecnologia em todo o território nacional até 2033.
“Além dos ajustes na bitola, que contribuem para o não pisoteio das linhas de cana-de-açúcar, as máquinas operaram com tráfego controlado, o que garante deslocamentos sem desvios para cima da lavoura e contribui para manutenção da qualidade do solo”, lista o gerente técnico da Grunner, Fellipe Augusto da Silva.
A obtenção da patente para a tecnologia Grunner reconhece sua eficácia em adaptar-se a diversas lavouras, ressaltando os benefícios da modificação da bitola. Isso aprimora a capacidade de navegação das Smart Machines em terrenos irregulares, proporcionando maior estabilidade e facilitando as operações de transbordo.
Para Mateus Belei, um dos cofundadores da empresa, a obtenção desta patente é um testemunho vivo do ethos distintivo da Grunner, encapsulado no lema inspirador "Tecnologia do campo para o campo". Este lema personifica a abordagem inovadora da empresa, que harmoniza de maneira única princípios científicos e agronômicos com a engenharia, demonstrando um compromisso contínuo em adaptar-se e atender precisamente às necessidades específicas de cada produtor.