CI

Inseticida inédito no Brasil quer fim de lagarta, percevejo e bicudo

Novo grupo químico está em registro pela Syngenta


Foto: Marcel Oliveira

O nome é Plinazolin. A molécula inovadora está em fase de registro no Brasil e quer promover uma mudança no manejo  dos principais alvos e culturas no Brasil. Também mostrou eficiência ácaros, brocas, tripés e minadoras. O inseticida tem perfil toxicológico favorável, inclusive para polinizadores como abelhas, por exemplo; tem alta performance inclusive para aplicações aéreas e baixas doses por hectare. “ Fizemos um teste a campo em Maracaju (MS). Com seis dias após a 2ª aplicação do inseticida o experimento mostrou controle de 85,6% da praga. As 4 inovações a base de Pinazolin são para pragas chave das culturas e, portanto, com muita relevância para o Brasil”, destaca Henrique Franco, Gerente de Produtos Inseticidas.

Com o apelo técnico de relevância para a agricultura brasileira, a empresa acredita que os produtos estarão disponíveis comercialmente em, aproximadamente, 5 anos.

Essas e outras inovações e lançamentos foram apresentadas em um evento on line para jornalistas, respeitando as orientações de combate ao Covid-19. A meta da Syngenta é lançar pelos menos dois novos ingredientes ativos por ano, o que resulta, em media, em 50 novos produtos. Todos os anos são investidos US$ 1,3 bilhões em inovação, pesquisa e novas tecnologias em 100 centros de pesquisa e desenvolvimento.

Os desafios do manejo

Com objetivo de atingir cada vez mais pragas e doenças e auxiliar a agricultura brasileira a elevar patamares as diferentes áreas observam alguns desafios como inovar em formulações que impactem em eficácia e economia de aplicação. 

Em herbicidas o manejo de daninhas resistentes vem dando resultados com  mistura de ingredientes ativos e manejo correto na semeadura, pré e pós emergência. “No Brasil cerca de 75% da área de soja é resistente a glifosato. Temos de pensar não só em buva, capim amargoso, pé-de-galinha. Temos que manejar de forma robusta todas as fases da cultura”, explica Danilo Cestari, Gerente de Produtos Herbicidas.

Na área de fungicidas um dos principais focos está no controle e combate na ferrugem asiática. A doença é capaz de acabar com uma lavoura inteira. De acordo com o Consórcio Antiferrugem na safra 19/20 foram registrados 194 casos. “Temos um cenário dinâmico e complexo, diferentes sistemas de cultivo e diferentes cenários agronômicos para que os produtos ajam e tenham a eficiência esperada. Isso traz oportunidades para buscar superar desafios e alcançar produtividades” explica Marcos Queiroz, Gerente de Produtos Fungicidas.

Já no Tratamento Industrial de Sementes (TSI) o grande vilão são os nematóides. Estão em lançamento químicos e biológicos que atuam em nematóide de cisto além de auxiliar a cultura contra estresses de clima e solo, além de combater fusarium, mofo branco e a mela do algodoeiro. “O manejo deve ser a preocupação desde o começo, da semente, e evitar as pragas.

O que esperar para este ano?

Bavonil Top – mistura pronta com multissítio para antracnose e mancha angular no feijão e no amendoim para pinta preta e verrugose. 

Calaris – evolução das atrazinas par combate de plantas daninhas em manejo outonal ou Sistema Santa Fé, com amplo espectro para folhas largas e finas no milho.

Calipen – altamente seletivo e com dose reduzida para folhas largas e estreitas no manejo pós-emergência da cana-de-açúcar.

Grover – dois ingredientes ativos com alto residual e flexibilidade de aplicação em diferentes momentos, tanto em semiúmida ou semisseca. Corola gramíneas na cana-de-açúcar.

Minecto Pro – combina dois modos de ação para combate de mosca branca, lagarta, ácaros, psílideo e minadoras. Indicado para diversas culturas como soja, algodão, feijão, citros, batata, tomate, uva,maça e melão.

Ampligo Pro- combina duas moléculas oferecendo controle de lagartas e ácaros com rápida absorção, boa persistência na folha e longo período de controle. Indicado para algodão.

Maxim Quattro – combina quatro ingredientes para tratamento de sementes contra fungos de armazenamento, fusarium e percevejo, especialmente no milho.

Cruiser Turbo – no tratamento de sementes contra percevejo no milho.

Clariva Sky – bionematicida no tratamento de sementes usado contra nematóides de cisto, combinando bionematicida com bioestimulante que gera plantas mais robustas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.