Inseto “antibiótico” fornece novo modo de combater bactérias

DESCOBERTA

Inseto “antibiótico” fornece novo modo de combater bactérias

Um dos principais desafios é identificar novos mecanismos
Por: -Leonardo Gottems
555 acessos

Um grupo interdisciplinar de cientistas da UZH y ETH Zurich descobriu que o percevejo Podisus maculiventris produz um antibiótico chamado Tanatin, que consegue combater bactérias com eficácia.  O inseto é comumente encontrado na agricultura e se caracteriza por ser predador de lagartas e larvas de besouro. 

De acordo com John A. Robinson, do Departamento de Química da UZH, surgimento mundial de bactérias resistentes a múltiplas drogas representa uma ameaça crescente à saúde humana e à medicina. Nesse cenário, a descoberta pode ser utilizada no tratamento de doenças pulmonares com risco de morte. 

"Apesar dos grandes esforços de pesquisadores acadêmicos e empresas farmacêuticas, tem sido muito difícil identificar novos alvos bacterianos eficazes para a descoberta de antibióticos. Um dos principais desafios é identificar novos mecanismos de ação de antibióticos contra bactérias perigosas", comenta. 

Segundo eles, este grupo de bactérias inclui um número de patógenos perigosos, como Pseudomonas aeruginosa, que causa infecções e evidências patogênicas de Escherichia coli. O antibiótico do inseto impede que a membrana externa da bactéria se forme, um mecanismo sem precedentes em um antibiótico. 

Usando métodos de última geração, os pesquisadores de Zurique foram capazes de demonstrar que o tanatin interrompe o transporte de moléculas LPS para a membrana externa. O caminho de transporte consiste em uma superestrutura de sete proteínas diferentes que são montadas para formar uma ponte a partir da membrana interna através do espaço periplasmático para a membrana externa.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink