CI

Instituto Genesis/IGCert é a primeira certificadora brasileira em Unidades Armazenadoras

A primeira unidade a ser certificada pelo Instituto, e que será a primeira do Brasil, será a Unidade da Bunge Alimentos em Cascavel


O INMETRO confirmou na tarde dessa quinta-feira (04) o Instituto Genesis/IGCert como o primeiro OCP – Organismo de Certificação de Produto, qualificado e credenciado do Brasil para a área de certificação de Unidades Armazenadoras.

A exigência de certificação, que se tornará obrigatória a partir de 1º de janeiro de 2009, é baseada na Lei 9973, Decreto nº 3855 e pela Instrução Normativa 033, de 12 de julho de 2007 e seus anexos, DO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Todo o Sistema Brasileiro de Armazenagem, público e privado, cuja rede seja destinada à guarda e conservação de produtos agropecuários, seus derivados, sub-produtos e resíduos de valor econômico, terá que comprovar, através desta certificação, que seu conjunto de Unidades Armazenadoras atende aos requisitos técnicos estabelecidos pela IN, desde a construção até a instalação e o funcionamento dos armazéns.

Para ingressar no programa de avaliação da conformidade das unidades armazenadoras, o depositário deve estar registrado no Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras da Conab.Toda unidade armazenadora deverá possuir um Responsável Técnico, profissional habilitado na área de Engenharia Agronômica ou Agrícola. Segundo a Conab, existem hoje no Brasil em torno de 9 mil armazéns, onde são guardadas 84 milhões e 780 mil toneladas de grãos, que estão sujeitos à certificação.

Que armazéns devem ser certificados

Pela Instrução Normativa, será obrigatória a certificação de armazém em nível de fazenda - localizado em propriedade rural, com capacidade estática e estrutura dimensionada para atender ao produtor ou produtores de forma coletiva e que se destina ao processamento de produtos oriundos da lavoura e à prestação de serviços necessários à sua guarda e conservação.

Armazém coletor - localizado na zona rural ou urbana com características operacionais próprias, dotado de equipamentos para processamento de limpeza, secagem e armazenagem, com capacidade operacional compatível com a demanda local. Em geral, são armazéns que recebem grãos diretamente das lavouras para prestação de serviços para vários produtores.

Armazém intermediário - localizado em ponto estratégico, de modo a facilitar a recepção e o escoamento dos produtos provenientes dos armazéns coletores. Permite a concentração de grandes estoques em locais destinados a facilitar o processo de comercialização, industrialização ou exportação e cujos porte e condições técnicas asseguram níveis de segurança para a conservação de grandes massas de grãos, por longos períodos.
Armazém terminal – localizado junto aos grandes centros consumidores ou nos portos. É dotado de condições para a rápida recepção e o rápido escoamento do produto, caracterizando armazém de alta rotatividade.

Primeira UA certificada

A primeira unidade a ser certificada pelo Instituto Genesis/Igcert, e que será a primeira do Brasil, será a Unidade da Bunge Alimentos em Cascavel (PR). A unidade tem capacidade para armazenar até 70 mil toneladas no Armazém Convencional Horizontal e outras 6 mil toneladas em dois silos, que passaram pela avaliação da equipe auditora do IGCert, atendendo a todos os requisitos da IN 033. O trabalho foi acompanhado por Mauricely de Macedo Franco, da Coordenação Geral de Certificação do INMETRO, que fez, também, a avaliação da equipe auditora do IGCert.

Na próxima semana, a Comissão de Certificação do IGCert deverá se reunir para homologar e conceder o certificado da Bunge. As informações são da assessoria de imprensa do Instituto Genesis.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.