CI

Inundações no Vietnã e seca na Indonésia

Impacto são sentidos nas principais lavouras da região


Foto: Pixabay

Segundo o último relatório do USDA, o clima do Sudeste Asiático apresenta diferenças significativas que têm um impacto direto sobre a agricultura local. Um ciclone tropical de intensidade baixa, chamado Sanba, causou fortes chuvas (mais de 450 mm) e inundações em zonas de cultivo de arroz no centro do Vietnã, ao passo que no norte, principal região produtora, houve escassez de chuva.

Similarmente, no nordeste da Tailândia, as precipitações foram abaixo da média (menos de 25 mm), o que favoreceu o processo de maturação do arroz durante a temporada de chuvas.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

No entanto, nas Filipinas, o clima mais úmido (entre 25-100 mm ou mais) interferiu no processo de maturação do arroz da safra principal, ainda que não tenha causado um impacto negativo significativo na colheita geral. De fato, esse aumento de chuvas contribuiu para melhorar as condições de irrigação para o ciclo agrícola que se inicia em novembro.

Em outros lugares, como Malásia e Indonésia, chuvas variando de 25 a 100 mm ou mais atrasaram a colheita de óleo de palma, mas garantiram um bom nível de umidade para as árvores.

Por outro lado, no sul da Indonésia, particularmente em Java, a temporada de chuvas ainda não começou. A data média de início é 21 de outubro no oeste de Java, e desde 1º de agosto, o déficit de chuvas superou os 170 mm, o que representa menos de 25% do volume habitual. Isso teve como resultado a redução do plantio de arroz, uma vez que os sistemas de irrigação estão em um nível usualmente baixo após a estação seca.

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7