CI

Investidor procura ativo seguro


Investidores estrangeiros e nacionais continuam na busca de ativos reais seguros numa situação em que aumenta o risco relativo dos investimentos no mercado financeiro.

Segundo os analistas, para o caso específico dos investidores estrangeiros é necessário ainda considerar que a contínua apreciação do real frente ao dólar norte-americano permite ganhos muito consideráveis decorrentes deste processo, que deve se intensificar com o país alcançando o grau de investimento, o que deve atrair mais capital para o país.

Jacqueline Bierhals, analista do Mercado de Terras da AgraFNP, lembra que nos últimos meses os investimentos praticamente se estagnaram. “Os poucos negócios que ainda acontecem estão localizados nos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí, onde as terras são relativamente mais baratas em relação às localizadas região Centro-Oeste”.

Jacqueline afirma que com a expansão da crise, o investidor estrangeiro está dando preferência por regiões de melhor logística e preços de terra mais baratos. Por isso, segundo ela, Mato Grosso está deixando de ser atrativo para este tipo de negócio.

“Temos pontualmente produtores que estão em situação melhor, mais capitalizados. Porém, até mesmo esses poucos produtores estão cautelosos”. Ela garante ter informações de produtores de Mato Grosso que estão comprando terras em outras regiões “onde não há tantas restrições ambientais”.

A tendência, na avaliação de Jacqueline, é o produtor - em caso de ampliação da produção - reincorporar as terras já abertas ao processo produtivo, ao invés de abrir novas áreas, devido à sua baixa capacidade de investimentos.

“Se o produtor estiver estruturado e não precisar vender sua terra, deve pensar exatamente nisso, pois abertura de área demanda investimentos e projetos. Se o produtor trabalhar bem a sua área, poderá alcançar os resultados que espera inclusive em termos de produtividade”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.