CI

Ipatinga recebe 2ª Feira de Turismo do Vale do Aço

Emater-MG participa da organização do evento.


Começa no dia 8 de setembro, a 2ª Feira de Turismo do Vale do Aço, em Ipatinga. O evento terá quatro dias de duração e sua programação reúne oficinas, palestras, exposições, atrações culturais, gastronomia e moda. As inscrições para o evento, que acontece no Centro Cultural Usiminas, podem ser feitas pelo site www.institutoculturalusiminas.com.
 
A feira é promovida pelo projeto Turismo do Vale, que é formado por diversas instituições e entre elas, a Emater-MG. De acordo com a extensionista da empresa, Alessandra Araújo Freitas, o evento contribui para um novo olhar sobre o Vale do Aço.
 
"O objetivo é discutir as diversas potencialidades do turismo na região como forma de alternativa econômica. Para isso, propõe-se a valorizar, divulgar e comercializar os produtos e serviços associados ao turismo, além de apresentar uma intensa programação cultural de oficinas, palestras e workshops, que possibilitarão a capacitação e qualificação do trade turístico", diz.
 
A programação da feira reúne oficinas de artesanato, moda e culinária. O evento ainda oferecerá espetáculos de dança, teatro, shows e uma apresentação da tribo indígena Pataxó de Açucena. Haverá ainda uma feira com 14 estandes para a exposição e comercialização de produtos e serviços de várias cidades da região. O público também poderá conferir uma exposição com trabalhos de 15 profissionais da moda do Vale do Aço.
 
Completando a programação, serão ministradas diversas palestras sobre turismo e o lançamento do site: Vale do Aço Destino Turístico. O site apresentará um perfil do Vale do Aço e diversos atrativos turísticos da região como, trilhas ecológicas, artesanato, gastronomia, cachoeiras, pousadas e esportes de aventura.
 
As instituições que participam diretamente da organização da feira são o Instituto Cultural Usiminas, Sindcomércio Vale do Aço, Senac, Sebrae e Emater-MG.
 
Estímulo ao Turismo
 
De acordo com a extensionista Alessandra Freitas, a Emater-MG tem desenvolvido ações no município de Ipatinga voltadas para a estruturação das propriedades que possuem produtos e serviços voltados para o turismo. A empresa tem oferecido cursos de capacitação para os produtores, abordando temas como processamento de alimentos, boas práticas de fabricação, gestão da propriedade e turismo rural. O trabalho beneficia 45 produtores.
 
“O objetivo é a comercialização desses produtos e serviços turísticos pelos produtores rurais e o desenvolvimento da cadeia turística no município como uma alternativa econômica”, afirma  a técnica.
 
A Emater-MG atua em parceria com as instituições: Circuito Turístico Mata Atlântica, Vale do Aço Convention; prefeituras e Sebrae-MG. Todas fazem parte do projeto Turismo do Vale.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.