IPPA/CEPEA aponta queda de 4% nos preços agropecuários
De acordo com os dados do Cepea, essa queda é reflexo das reduções observadas tanto no IPPA-Grãos, com uma diminuição de 8,2%, quanto no IPPA-Pecuária, com uma queda de 1,2%
Dados apontam desvalorização de produtos agropecuários no início do ano - Foto: Pixabay
No início de 2024, o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) registrou uma queda , marcando um recuo de 4% em janeiro em relação a dezembro do ano anterior, em termos nominais.
De acordo com os dados do Cepea, essa queda é reflexo das reduções observadas tanto no IPPA-Grãos, com uma diminuição de 8,2%, quanto no IPPA-Pecuária, com uma queda de 1,2%. No entanto, houve um avanço notável no IPPA-Hortifrutícolas, com um aumento de 5,9%, e estabilidade no IPPA-Cana-Café, com uma variação mínima de 0,1%.
Outro ponto de destaque é a queda de 0,3% no IPA-OG-DI Produtos Industriais, indicando que, de dezembro para janeiro, os preços agropecuários apresentaram um declínio em relação aos preços industriais na economia brasileira.
No contexto internacional, os preços dos alimentos, conforme o índice divulgado pela FAO, registraram uma baixa de 0,9%, enquanto a taxa de câmbio oficial (US$/R$), divulgada pelo Bacen, teve uma ligeira valorização de 0,2%.
Comparando com janeiro de 2023, o IPPA/CEPEA apresenta uma queda expressiva de 14,7%, superando consideravelmente a queda observada para o IPA-OG-DI Preços Industriais, que foi de 4%. Internacionalmente, os preços dos alimentos registraram uma queda de 10,3%, enquanto a taxa de câmbio nominal recuou 5,6%.