CI

Irmãos criadores apostam no Guzerá como sucesso da Expoagro 2010

A raça guzerá é bastante conhecida em todo o Brasil, especialmente em Minas Gerais


Repassado de geração a geração, o estilo de vida na fazenda e o ofício de criar animais são atividades cotidianas dos irmãos Felipe Moreira (35) e João Vítor Moreira (28). Os dois são pioneiros na criação da raça Guzerá em Alagoas, que será apresentada em um leilão na 60ª Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro), no Parque José da Silva Nogueira (Parque da Pecuária), em Maceió.

Eles moram em Maceió e são proprietários da Fazenda Gravatá, em Capela, interior do Estado, onde residiu sua família, tradicional criadora de gado de corte. Felipe e João Vítor falam com tamanha naturalidade sobre a vida no campo que se torna óbvia sua familiaridade com os animais e com o setor agropecuário.

Nos leilões da Expoagro, eles sempre venderam bezerros, mas este ano irão inovar. Em busca de alternativas para produzir bezerros mais pesados, os criadores se detiveram no gado do deserto indiano, do qual se tem registro há mais de cinco mil anos, isto é, a raça Guzerá.

“A raça guzerá é bastante conhecida em todo o Brasil, especialmente em Minas Gerais, apresentando como característica principal a rusticidade, ou seja, a facilidade de se adaptar a variados ambientes e estados climáticos”, explicou Felipe, acrescentando que o remate está programado para o dia 29 de outubro, a partir das 12h, no tattersal de elite Ulisses Cansanção, onde serão leiloados 25 lotes de bezerros puros de origem e 3 lotes de bezerras de cruzamento.
 
A história
Segundo ele, há dois anos foi realizado, em sua fazenda, um cruzamento do Guzerá com o Nelore, do qual resultou uma novilha denominada Guzonel, um gado meio-sangue que aumentou em torno de 20% a lucratividade na fazenda.

A partir daí, os criadores perceberam que os bezerros nascidos dessas fêmeas eram mais pesados devido à habilidade materna e a sua dupla aptidão. “A raça guzerá produz carne e leite, atendendo às necessidades dos criadores. É um gado que acrescenta leite à pecuária extensiva e que se adapta muito bem ao clima e às pastagens, além de ser resistentes aos parasitas”, resumiu João Vítor.

Em 2009, devido ao sucesso dos primeiros cruzamentos, os guzerás puros de origem começaram a ser produzidos na Fazenda Gravatá. Eles salientam que os reprodutores são frutos de inseminação artificial ou transferência de embrião e que os pais são campeões nacionais ou estão entre os primeiros no ranking das associações. “Nosso objetivo é substituir as matrizes Nelore pelas matrizes Guzonel na nossa fazenda, investindo na raça, que é boa, viável e dá lucro”, falou João Vítor.

Os irmãos explicam que os animais são alimentados com pasto e sal mineral, não trazendo gastos adicionais para os interessados em adquirir um guzerá. “Os guzerás sempre ficam em primeiro lugar nas provas de ganho de peso e participam de torneio leiteiro, pois alguns animais chegam a produzir mais de 40 quilos de leite por dia”, relatou Felipe.

As informações são da assessoria de imprensa do leilão.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7