CI

Irrigação com sensores economiza água no tomateiro

Sistema de gotejamento baseado em sensores ajuda a economizar água e aumenta produtividade


Foto: Pixabay

A falta de água ao longo dos anos e a demanda por recursos hídricos é tema de constantes discussões em todo o mundo. Agora imagine irrigar a cultura do tomate e economizar água, se comparado ao gotejamento tradicional? É o que sugere o experimento realizado pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Universidade Bayero na Nigéria.  

Segundo o estudo realizado pelos nigerianos, o sistema de gotejamento é baseado em sensor automático instalado em uma profundidade de 15 centímetros, esses sensores monitoram os níveis de umidade no solo, o que possibilita a distribuição igual de água no cultivo. A tecnologia permite que a escassez hídrica quando percebida, seja acionado um controlador de irrigação, liberando água para os tomates.  

Quando a tecnologia percebe que o limite de disponibilidade hídrica é alcançado, o fluxo de água é interrompido para evitar que as raízes apodreçam. O estudo identificou que a produção hídrica baseada em sensores foi maior que o sistema convencional de irrigação, melhorando a atividade do tomate em 6% se comparado ao gotejamento tradicional.  

Fique ligado! Nesta nova seção, traremos notícias e conteúdos sobre a cultura do tomate, publicadas periodicamente no nosso portal.  

 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.