CI

ISO tem nova norma para ambientes frios

A ISO 15743:2008 propõe estratégias e apresenta instruções práticas para ambientes de trabalho frios, como abatedouros, instalações de processamento de carnes e câmaras de estocagem


A Organização Internacional para Padronização (em inglês, International Organization for Standardization, identificada mundialmente pela sigla ISO) acaba de lançar uma nova norma voltada especificamente para o gerenciamento de riscos em ambientes de trabalho frios, como abatedouros, instalações de processamento de carnes e câmaras de estocagem.

A nova norma (identificada pela sigla ISO 15743:2008) propõe estratégias e apresenta instruções práticas para a detecção e o gerenciamento de riscos ocasionados pelo frio no ambiente de trabalho. Ela inclui:

- Modelos e métodos de detecção e gerenciamento de riscos;

- Checklist para identificação de problemas relacionados ao frio no ambiente de trabalho;

- Modelo, métodos e questionário para uso de profissionais voltados à saúde ocupacional. O material auxilia, por exemplo, a identificar indivíduos com maior sensibilidade ao frio, possibilitando a adoção prévia de medidas protetoras;

- Guia prático sobre como aplicar os padrões térmicos e outros métodos científicos reconhecidos na análise dos riscos relacionados ao frio;

- Exemplo prático de ambiente de trabalho frio.

As normas ISO são de aplicação voluntária, mas refletem o consenso de especialistas reconhecidos internacionalmente, diz a própria ISO. As normas ISO estão presentes e são reconhecidas em 157 países.
Clique aqui para obter mais informações sobre a ISO 15743:2008 e outras normas ISO relacionados ao trabalho sob baixas temperaturas ambientais.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7