CI

Jaguarão sedia I Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina

Na terça-feira à tarde (07/07) aconteceu em Jaguarão o I Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina


Foto: Eliza Maliszewski

Na terça-feira à tarde (07/07) aconteceu em Jaguarão o I Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina, que contou com a participação de 17 artesãs do município, que apresentaram 35 peças artesanais em oito modalidades. As peças foram inscritas, apresentadas e julgadas por meio virtual, através de fotos e vídeos, e apreciadas pelas juradas Evanice Arismendi Marques da Rocha, secretária Municipal de Cultura e Turismo, Ziza Barcellos, artesã, e Cléria Jacondino, extensionista Rural da Emater/RS-Ascar de Canguçu.

As juradas avaliaram os trabalhos apresentados, destacando a qualidade e a beleza das peças. O Concurso é uma promoção da Emater/RS-Ascar e Secretaria de Cultura e Turismo do município, com o patrocínio da Cooperativa de Lãs Mauá e Sicredi e apoio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

As peças classificadas foram: na modalidade Acessórios, a artesã Maria Isabel da Costa Oliveira conquistou o primeiro lugar com a bolsa em crochê jacquard e o segundo lugar foi para o chapéu em feltragem, de Marisa Silveira. A estola em crochê jacquard de Maria Isabel da Costa Oliveira ficou com o primeiro lugar na modalidade Mantas e o segundo lugar foi para a artesã Debora Lima, também com uma estola em crochê jacquard. Na categoria Xergão o primeiro lugar foi para a artesã Carmem Lúcia Barbosa Aguiar Pinto e o segundo, para a peça de Glanair de Souza Almeida Carvalho.

A artesã Nilda Silveira Megiato conquistou o primeiro lugar na modalidade Poncho, com uma ruana em crochê jacquard, e o segundo lugar foi para Nilma Silveira da Silva, com uma capa em crochê Jacquard. Na modalidade Colete, o primeiro lugar foi para a artesã Debora Lima e o segundo, para Nilda Silveira Megiato. A artesã Debora Lima conquistou ainda o primeiro lugar na categoria Blusão e primeiro lugar na modalidade Casaco, e o segundo lugar nesta modalidade ficou com Eva Dutra Cardoso. Na categoria Peças em Geral, o primeiro lugar foi para colcha de casal em feltragem de Marisa Silveira e o segundo, para Elci Ferreira Caldas, com a peça tapete em tear.

O Prêmio Inovação foi conquistado pela artesã Marília Pires Ribeiro, com a peça vestido infantil em feltragem de lã. As artesãs que classificaram suas peças em primeiro lugar participarão, com trabalhos inéditos, da etapa Regional do Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina, que deverá ocorrer no mês de setembro. Mais uma vez o artesanato de lã de Jaguarão encantou pela diversidade de técnicas, criatividade e qualidade dos trabalhos apresentados, ressaltou a extensionista Cléria.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.