CI

Japão e Coréia do Sul suspendem compra de carne dos EUA


O Japão e a Coréia do Sul anunciaram nesta quarta-feira (24-12) que estão proibindo temporariamente a importação de carne bovina dos Estados Unidos, depois que o país anunciou ter identificado um caso suspeito de mal da vaca louca. A vaca suspeita foi encontrada no Estado de Washington, no noroeste do país. Novos testes ainda precisam ser concluídos para confirmar se o animal, que já morreu, foi vítima da doença.

O Japão e a Coréia do Sul são dois dos maiores mercados para a carne bovina americana no Mundo. Só o Japão importou em 2002 mais de US$ 800 milhões em carne americana, de acordo com a Associação dos Exportadores de Carne dos Estados Unidos. Segundo analistas, a confirmação do caso de vaca louca no país pode ter conseqüências ainda maiores para os produtores de carne.

"Incidente isolado"

"Nós acreditamos, até o momento, que se trata de um incidente isolado e estamos com esperança de que consigamos manter a alta demanda por carne bovina que tivemos durante todo este ano", disse Ben Higgins, porta-voz da Associação dos Produtores de Gado de Corte da Califórnia.

Segundo ele, decisões como as tomadas pelo Japão e pela Coréia do Sul são um problema para os Estados Unidos. "Nós não somos tão dependentes das exportações quanto a indústria canadense, mas apenas a Califórnia exportou US$ 38 milhões em carne e derivados para a Coréia do Norte em 2001".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.