Japão lança o primeiro tomate com edição genética do mercado
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
ALTERNATIVA

Japão lança o primeiro tomate com edição genética do mercado

O tomate foi desenvolvido para controlar a pressão arterial
Por: -Leonardo Gottems

A Sanatech Seed, start-up japonesa por trás do lançamento do primeiro tomate com edição genética do mundo para consumo direto, afirma que a variedade é a primeira de várias que pretende desenvolver com melhores benefícios nutricionais. 

O tomate foi editado para atingir altos níveis de GABA, um aminoácido que ajuda a controlar a pressão arterial. No Japão, onde já existe uma regulamentação que permite o uso comercial dessa tecnologia, a empresa Sanatech Seed distribuirá as sementes gratuitamente para os horticultores, na esperança de que eles compartilhem sua experiência e seu uso se generalize. 

O tomate siciliano com alto teor de GABA da empresa foi desenvolvido usando tecnologia de edição de genes de última geração com CRISPR / Cas9. Ele contém altos níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA), um aminoácido que ajuda no relaxamento e reduz a pressão arterial. De acordo com Shimpei Takeshita, presidente da Sanatech Seed e diretor de inovação da Pioneer EcoScience, o distribuidor exclusivo de tomate, ele contém quatro a cinco vezes mais GABA do que um tomate normal. 

"Este tomate representa uma maneira fácil e realista de os consumidores melhorarem sua dieta diária", disse ele aos delegados durante uma sessão sobre como cultivar tomates melhores no Congresso Global de Tomate deste ano. 

Takeshita disse que a razão para escolher tanto a variedade 'Sicilian Rouge' quanto a característica agrícola de alto GABA foi seu alto nível de aceitação pelo consumidor. “O Sicilian Rouge é um tomate popular e os consumidores já estão acostumados a comprar outros produtos com alto teor de GABA, por isso sentimos que era importante apresentá-los à tecnologia de uma forma que já lhes era familiar”, explicou. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink