Japão trabalha em tomate OGM contra hipertensão
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
GENÉTICA

Japão trabalha em tomate OGM contra hipertensão 

Ele deve ser comercializado em 2 anos
Por: -Leonardo Gottems

O Japão está pronto para aprovar seu primeiro alimento com edição genética: um tomate rico em ácido gama-aminobutírico (GABA), que pode prevenir a hipertensão. Um painel de especialistas do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar se reunirá para discutir a aprovação desta safra desenvolvida por uma start-up japonesa e uma universidade local. 

Espera-se que demore cerca de um ou dois anos antes que os tomates estejam disponíveis no mercado, mesmo que sejam aprovados, devido à necessidade de desenvolver cadeias de abastecimento e outros fatores. As tecnologias atuais de edição de genoma são mais eficientes do que nunca, permitindo que genes sejam modificados como se estivessem editando frases em um processador de texto. 

Avanços tecnológicos foram feitos em estudos de ciências biológicas e desenvolvimento de medicamentos. Segundo os pesquisadores, o melhoramento genético em produtos agrícolas, que geralmente leva 10 anos ou mais, pode ser alcançado em poucos anos com a tecnologia. O genoma do tomate editado foi desenvolvido em conjunto pela Sanatech Seed Co., um spin-off da Universidade de Tsukuba. 

A empresa, que recebeu assessoria do ministério, encaminhará os dados recolhidos ao painel de especialistas. Outras empresas têm feito preparativos semelhantes com o ministério, mas esta é a primeira vez que uma quantidade suficiente de dados foi preparada. 

Comparado às variedades convencionais, o tomate com edição genética é mais rico em ácido gama-aminobutírico (GABA), que pode prevenir a hipertensão. Os tomates convencionais têm um gene que limita os níveis de GABA. A empresa usou tecnologia de edição de genoma para silenciar parte desse gene e aumentar a quantidade de GABA na nova variedade. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink