CI

Jataí: Cosan abre as portas das suas instalações


Luiz Coutinho / Fôlha do Sudoeste

Os números são expressivos: área de 32 mil hectares contratadas para o plantio de cana; moagem anual de 4 milhões de toneladas; produção de 1,8 milhão de litros de etanol por dia, ou 360 milhões ao ano; tanques de armazenamento com capacidade para 20 milhões de litros cada um; estação de tratamento de água para 500m3 por hora; geração de 105MW/hora de energia. Dados da empresa informam que os investimentos aplicados na construção e instalação da usina chegam a R$ 600 milhões.

Essas foram informações repassadas pelos diretores e monitores aos convidados na visita ao mais novo complexo industrial da Cosan empresa, a Usina Jataí, considerada a mais moderna planta de etanol do mundo. O evento, realizado no último dia 26 de novembro de 2009, serviu para comunicar o pré-funcionamento da usina e contou com a presença de autoridades municipais, entre elas o prefeito Humberto Machado e o presidente da Câmara Municipal, Gênio Eurípedes de Assis, parceiros produtores e fornecedores de cana e imprensa local.

Na abertura do programa, no restaurante do Hotel Thermas Bonsucesso, o diretor da unidade, João Batista Saccomano, declarou: "Há mais ou menos três anos atrás, fomos convocados pelo dr. Rubens Ometto, diretor-presidente da empresa, para montar o projeto de uma usina e nos foi dada a incumbência de escolhermos uma região. Hoje, nós acreditamos que escolhemos a região certa e montamos aquela que, além de ser a mais moderna da Cosan, podemos falar, sem qualquer falsa modéstia, é a mais moderna no mundo", salientou.

O presidente da Cosan Açúcar e Álcool, Pedro Isamu Mizutani, antes de projetar o vídeo institucional do Grupo Cosan, agradeceu aos parceiros que tornaram o projeto viável: "Quero saudar também o nosso amigo Sérgio Ribas, que nos vendeu sua fazenda para que desenvolvêssemos esse projeto, que já é uma realidade, que vocês hoje vão poder ver ela realmente em funcionamento. É um sonho que tínhamos e que se tornou realidade; um sonho que só nós não conseguiríamos fazer, mas com vocês, nossos parceiros, que vão contribuir muito para a evolução desta cidade, do estado, da Cosan e deste país. Neste empreendimento, pudemos contar com os mais modernos equipamentos e técnicas industriais do mercado, além de parceiros estratégicos que garantirão a excelência exigida pela empresa em todas as suas atividades. Com certeza, vocês vão conhecer a usina mais moderna do Brasil e do mundo; não tem nada a ver com as usinas que vocês já conheceram no passado, totalmente voltada para a sustentabilidade e gestão preocupada com o meio ambiente e também com o social. É com essa filosofia que viemos para o estado de Goiás, para Jataí", enfatizou.

No início da visita à planta industrial, os convidados foram incentivados a plantar mudas de árvores na área de um futuro bosque, simbolizando a preocupação da empresa com a valorização do meio ambiente. A construção da unidade Jataí começou no dia 26 de março de 2008 e a usina iniciou a produção no mês de outubro deste ano. A inauguração está prevista para março ou abril de 2010, inicio da próxima safra, com todas as obras de infra-estrutura concluídas.

Para finalizar a visita, a empresa ofereceu aos seus convidados um almoço no Hotel Thermas Bonsucesso e distribuiu como brinde uma sacola contendo os produtos do seu portfólio de alimentos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.