CI

Jornada Científica da Embrapa Mandioca e Fruticultura inova com palestras

São 174 trabalhos inscritos em nove áreas




Acontece até 22 de agosto a 8ª Jornada Científica da Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas, com o tema “Despertando mentes para a inovação e transformando o futuro”. Participam bolsistas de iniciação científica de nível médio, graduação e pós-graduação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

São 174 trabalhos inscritos em nove áreas: Avaliação de impactos e estudo de mercado, Biotecnologia, Desenvolvimento de variedades, Manejo das principais doenças e insetos-praga, Manejo de recursos naturais, Novos usos de mandioca e fruteiras, Qualidade de fruto e raiz, Recursos genéticos e Sistemas de produção. Destes, 67 serão apresentados em forma oral e 107, na forma de pôster.

“O objetivo é termos um evento que represente o momento da programação técnica da Unidade, que se esforça na busca pela inovação, com o envolvimento de todos, inclusive colaboradores”, explica Aldo Vilar, chefe de P&D e presidente da comissão organizadora da Jornada. Este ano, a comissão conta com a participação dos pós-doutorandos que realizam seus trabalhos de pesquisa na Unidade.

Com o intuito de estreitar o relacionamento com instituições parceiras, foram convidados a participar do evento grupos de alunos do Instituto Federal Baiano (campi Governador Mangabeira, Catu e Santa Inês), do Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cruz das Almas) e da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves.

Programação
Este ano, a programação traz, como novidade, a cada dia, uma apresentação especial de convidados internos e externos. Na abertura, realizada na segunda-feira (18), um workshop sobre inovação foi liderado por Fabiana Carvalho e Ana Pires, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), de Salvador, que falaram sobre o projeto Jogo da Inovação (Join).

De terça a sexta, vão acontecer as apresentações orais, as palestras e as apresentações dos pôsteres. No dia 19, a bibliotecária Lucidalva Pinheiro vai abordar o Portal do Sistema Embrapa de Bibliotecas e a professora Nídia Maria Lubisco, do Instituto de Ciências da Informação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), vai ministrar a palestra “Citações e regras gerais de elaboração de trabalhos de conclusão de curso (graduação, mestrado, doutorado)”.

No dia seguinte, o analista de laboratório da Embrapa Luciano Braga Ribeiro vai falar sobre normas básicas de segurança em laboratórios analíticos.  No dia 21, a palestra “Plágio na pesquisa acadêmica: conceito e consequências jurídicas” será ministrada pelo advogado Rodrigo Moraes, procurador do município do Salvador e professor da Faculdade de Direito da Ufba.

No último dia do evento, será a vez de a pesquisadora Janay Almeida dos Santos-Serejo, que já foi estagiária da Unidade, falar um pouco da sua experiência durante a palestra “Da vida acadêmica ao profissional: histórias e perspectivas”.

Os melhores trabalhos vão receber como prêmio um notebook, um aparelho celular e um curso de inglês por seis meses, doados pelos patrocinadores Bioenergia, Azud Brasil e Fisk, respectivamente – além do Troféu Orlando Passos, para o vencedor geral. Além disso, diariamente serão sorteados diversos brindes entre os presentes. A programação pode ser conferida no endereço www.embrapa.br/mandioca-e-fruticultura
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.