CI

Kemin apresenta inovações tecnológicas para uso na nutrição animal

O uso associado de MetaSmart (metionina análoga protegida) e Lysoforte (lisofosfatidilcolina) melhora eficiência alimentar e ganho de peso do gado


Tecnologias de última geração que aumentam a eficiência alimentar de ruminantes submetidos a sistemas intensivos de produção e contribuem para reduzir os gargalos relacionados à nutrição - MetaSmart, moderna fonte de metionina análoga protegida (sintética), que melhora a biodisponibilidade dos nutrientes dentro do rumem e Lysoforte (Lisofosfatidilcolina), molécula que aumenta a capacidade do animal de reter nutrientes no processo absorção de óleos e gorduras - são dois importantes lançamentos da Kemin para o mercado brasileiro.

Resultado de intensa pesquisa de laboratório e experimentação a campo, MetaSmart - desenvolvido pela Adisseo, líder mundial em aditivos nutricionais - tem ação aditiva no processo digestivo dos ruminantes criados em regime de pasto. Já em sistemas de produção intensiva (confinamento ou semiconfinamento), onde a alimentação do gado compreende basicamente dietas com altas concentrações de grãos, os ganhos vêm da melhora no metabolismo dos ruminantes, devido à contribuição decisiva para a proteção do fígado, que passam a ter melhor ganho de peso, acabamento de carcaça com boa espessura de gordura periférica (maior que 3mm).

“O uso associado de MetaSmart e Lysoforte ajuda defender o organismo do animal em um momento em que todo o valor nutritivo dos alimentos ingeridos precisa ser direcionado para o ganho de peso e assim possibilita ao produtor aumentar seus ganhos, já que cerca de 60% dos custos de produção de um quilo de carne bovina advém da nutrição”, explica o zootecnista Alessandro Rocha, Gerente de Novos Negócios da Kemin.

Experimento realizado junto à Universidade Federal de Goiás (UFG), que testou dois tipos de tratamento em animais adultos inteiros, da raça Nelore, comprovou que MetaSmart, quando aliado a Lysoforte, apresenta ainda melhores efeitos no ganho de peso dos animais.

O grupo de animais que recebeu MetaSmart + Lysoforte teve considerável ganho diário de peso, conseqüência da maior atividade fermentativa dos microorganismos ruminais. A quantidade de gordura nas fezes destes mesmos animais foi menor também: houve uma absorção de 18,7% a mais de gordura em seus organismos, em relação ao outro grupo - efeito do Lysoforte, excelente emulsificador. Este aumento da absorção de gordura não causou distúrbios metabólicos no fígado.

Outro destaque está no baixo custo, já que preço médio de tratamento/dia dos dois produtos é de R$0,25 por cabeça”, ressalta Rocha. As informações são da assessoria de imprensa da Kemin.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.