Krone apresenta no Brasil enfardadeira Big Pack, para biomassa
CI
Agronegócio

Krone apresenta no Brasil enfardadeira Big Pack, para biomassa

Produto é distribuído pelo Grupo Bouwman, de Castro, Paraná
Por:
Alta produtividade. É o que o produtor rural que trabalha com produção de fardos para seu rebanho pode esperar da nova BiG Pack High Speed, da centenária empresa alemã Krone, uma das principais marcas fabricantes de produtos para este segmento enfardar, enleirar, colher para silagem entre outros e que no Brasil é distribuída há dois anos, pela paranaense Grupo Bouwman.

A Big Pack High Speed foi a única na história a atingir a marca das 50 toneladas de material enfardados por hora, quebrando o recorde atual de 46 toneladas/hora que já era da KRONE e atingiu picos de produção de 58 toneladas por hora. “Isto significa uma alta produtividade, fazendo com que o produtor possa em menos tempo terminar o serviço no campo, ou até, planejar aumento de área, pois ele vai poder colher com mais rapidez”, assinala o gerente comercial para da Krone para o Brasil, Rafael Bouwman.

Conforme o executivo, esta enfardadeira possui como características uma alta velocidade desde o corte até a produtção dos fardos. Maior frequência de curso do pistão leva a densidades de fardos significativamente maiores, embala até nove fardos pequenos em um grande fardo, Sistema de empacotamento de Alta Densidade, entre outros. “è realmente uma revolução para este segmento de produto”, assinala.
         
Biomassa – Outro segmento no qual a Krone tem expertise é o de produção de fardos para biomassa, para queima em fornos e substituição da madeira. Em um trabalho já comprovado da sua eficiência, em uma usina paulista de cana, quatro máquinas modelo BiG Pack 1290 HDP XC equipadas com PreChop estão trabalhando para enfardar a palha da cana, resolvendo grandes problemas ambientais que a usina possuía, pois a palha precisava de um destino, e criou ainda uma solução para o fornecimento de energia para as caldeiras. O objetivo do projeto era atingir até março de 2013 (iniciado em agosto de 2012) 74.000 toneladas de palha picada e enfardada. Os números atuais encontram-se perto das 60.000 toneladas. “Cada máquina tem capacidade diária de enfardamento de 250 fardos de 650 kg, com dimensoes de 1,20 x 0,9 x 2,4m (largura x altura x comprimento)”, assinala Rafael.

Segundo o gerente comercial da Krone, este acessório PreChop é responsável por realizar uma picagem efetiva do material, antes do processo de enfardamento. A granulometria média fica entre 50 e 100 mm, sendo o único processo que permite a queima simultânea do material, sem necessidade de rotores estacionários na Usina. Rafael explica que as caldeiras das usinas foram projetadas para queima de material com granulometria pequena. Não há possibilidade de alimentar estas caldeiras com palha inteira de cana de açúcar, pois isso causaria o entupimento e problemas de alimentação, variações na temperatura de queima, entre outros. “Para que a palha possa ser utilizada nas caldeiras, portanto, ela necessita estar picada e ser misturada ao bagaco. Desta maneira a palha pode ser injetada na caldeira sem problemas”, informa o executivo.

Rafael diz que não existe no mercado sistema de picagem e enfardamento simultâneo, portanto após trazer a palha enfardada do campo, ainda necessitam de picadores estacionários para reprocessar a palha antes da queima. “Estes rotores custam em torno de R$ 1 milhão e tem baixíssima eficiência. “Nosso PreChop é o único capaz de trazer a palha picada do campo, pronta para queima, dispensando a utilização dos rotores estacionários, extremamente caros e ineficientes”, explica, acrescentando que na sua opinião, com o apelo pela preservação do meio ambiente e utilização de palhas de culturas para outros fins, o mercado de equipamentos para biomassa vai explodir neste ano e no próximo, “sendo que já estamos em negociações com muitas outras usinas para início de projetos”, conclui.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.