CI

La Niña pode ocorrer pelo terceiro ano consecutivo

Entre 1950 e 2022, houve a identificação de apenas três sequências nos quais ocorreu um terceiro ano consecutivo de La Niña


Foto: Pixabay

As previsões para um terceiro ano consecutivo de La Nina são altas. De acordo com as últimas projeções, sendo que um terceiro período seguido com condições oceânicas mais frias – La Nina – são raras de acontecer.

O Índice Operacional Nino (ION) – índice de classificação das condições oceânicasm que se baseia na média móvel da temperatura da superfície do mar de três meses é aplicado desde o ano de 1950 para identificação dos períodos de La Niña, Neutralidade e El Niño.

Entre 1950 e 2022, houve a identificação de apenas três sequências nos quais ocorreu um terceiro ano consecutivo de La Niña. Sendo os anos 1956-59, 1975-78 e 2000-03. No terceiro ano de La Niña, a tendência é de que as áreas mais úmidas fiquem na costa norte do Brasil. Em função disso, gera uma alta pressão mais forte no centro e no sul do Brasil, podendo intensificar o clima seco. 

Por outro lado, nessa avaliação da média do comportamento das chuvas no terceiro ano de La Niña, o resultado mostra precipitação acima do normal para partes da Argentina.

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.