CI

Laboratório do Mapa tem maior nível de biossegurança

“A nova unidade irá aumentar a capacidade de diagnóstico do Lanagro"


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) inaugurar no dia 7 de dezembro, em Campinas (SP) o primeiro laboratório da América do Sul com o maior nível de biossegurança para patógenos agrícolas e animais. O novo centro de análises possui nível de biossegurança 3 AG (agricultura), o mais alto nível de biossegurança para esse tipo de análise. 

De acordo com as informações divulgadas pelo site do Mapa, “a nova unidade irá aumentar a capacidade de diagnóstico do Lanagro, possibilitando melhor atendimento ao setor produtivo nacional e internacional. O projeto foi focado na identificação de doença de aves, mas concebido para ser multipropósito, podendo ser utilizado para diagnóstico de outras doenças dos animais, em caso de necessidade”. 

O laboratório possui uma área de 300 metros quadrados de área biocontida, que impede que o vírus “escape”. Dentro dessa área será executado, de forma segura, o circuito completo de isolamento e definição do grau de multiplicação de microrganismos. Nesse cenário, a utilização de métodos moleculares possibilitará a identificação rápida de doença em caso de emergência sanitária.  

Além de ser unidade de referência para o diagnóstico animal, o laboratório pode apoiar pesquisas acadêmicas, podendo resultar na descoberta de novas vacinas e métodos de detecção de doenças. “A localização da unidade é estratégica, devido a sua proximidade com o Aeroporto Internacional de Viracopos, que agiliza o recebimento de amostras para análise laboratorial”, diz o site do Mapa. 

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) indicou o Lanagro SP como um dos dez laboratórios do mundo a atuar como referência no diagnóstico da Influenza Aviária e Doença de Newcastle.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.