Laboratório recebe equipamento para testar norma ISO 6330
A nova máquina poderá ser utilizada nos testes necessários à emissão do CA para EPI
Foto: Marcel Oliveira
O laboratório do Programa IAC de Qualidade de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura (Quepia) conseguiu a compra de uma máquina lavadora alemã, de última geração, para fazer testes da norma ISO 6330 no País. Assim, o laboratório está entre os mais modernos do mundo para testes de lavagem, durabilidade e certificações de qualidade envolvendo vestimentas protetivas agrícolas, as roupas especiais para aplicação de agroquímicos em lavouras.
De acordo com o pesquisador científico Hamilton Ramos, coordenador do programa Quepia, o investimento da Fundag na importação da lavadora foi da ordem de R$ 200 mil. Nesse cenário, a máquina importada terá operação somada à de outro equipamento do gênero, chamado laundrometer, adquirido dois anos atrás, nos ensaios que visam a determinar a vida útil de tecidos hidrorrepelentes.
“A nova máquina poderá ser utilizada nos testes necessários à emissão do CA (Certificado de Aprovação) para EPI, pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. A lavadora possibilita controle rigoroso de todo o processo de análise de lavagens das vestimentas empregadas na aplicação de agroquímicos”, acrescenta Ramos.
Ele explica que a integração dos equipamentos reduzirá para quinze minutos um processo técnico de lavagem que atualmente dura cerca de uma hora, um ganho de 75%. “O novo equipamento ampliará a capacidade produtiva do laboratório e da equipe de pesquisadores. Se ocorrer uma alteração oficial na norma ISO 6330, por exemplo, a atualização da máquina será feita automaticamente, por meio de um cartão de informações”, conclui.
A compra foi viabilizada por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag).