Larva usa açúcar como isca para formigas

DESCOBERTA

Larva usa açúcar como isca para formigas

“Essa exploração de um mutualismo de formigas é peculiar"
Por: -Leonardo Gottems
170 acessos

Um estudo realizado pela bióloga Mayra Cadorin Vidal e orientado por Paulo Sergio Oliveira, professor de Ecologia do Departamento de Biologia Animal da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) descobriu que existem larvas de uma mosca, pertencente à família das drosófilas, que utilizam glândulas de açúcar de árvores para atraírem formigas. De acordo com Oliveira, é comum que algumas árvores utilizem a técnica para proteção. 

"Ao fazê-lo, as formigas acabam patrulhando as folhas da planta contra o ataque de outros insetos, como lagartas, por exemplo. Tudo isso é muito comum. Surpreendente é ver um inseto se aproveitando do mutualismo que existe entre plantas e formigas para predar as formigas. É o que uma pequena mosca carnívora faz", comenta. 

Isso tudo acontece porque algumas espécies de árvores do cerrado utilizam os chamados nectários extraflorais, que produzem gotas de açúcar, para que as formigas coletem. Em uma pesquisa recente, Mayra descobriu que as larvas colocam ovos isolados em lugares específicos perto das gândulas, para se alimentarem de formigas do tipo Camponotus, popularmente conhecidas como formiga-de-cupim ou sarassará. 

“Começamos a investigar como a presença dessas larvas poderia afetar o mutualismo entre formigas e plantas. A princípio, pensamos que as larvas estavam bloqueando o acesso das formigas ao recurso trocado no mutualismo. No entanto, depois percebemos que as formigas estavam presas nos abrigos das larvas", explica. 

Segundo ela, essa é uma técnica de predação inédita “Essa exploração de um mutualismo de formigas é peculiar, por ser o primeiro caso conhecido de um agente que se aproveita de um recurso oferecido por um parceiro do mutualismo para atrair e comer o outro parceiro", disse.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink