Lastreamento do trator
O peso do trator deve ser adequado para cada situação de trabalho
O peso do trator deve ser adequado para cada situação de trabalho. A distribuição de peso de forma incorreta afeta os níveis de patinagem trazendo como conseqüências: desgaste excessivo dos pneus e componentes mecânicos; perda de força de tração; aumento de consumo de combustível; e baixo rendimento. O lastreamento deve obedecer a um equilíbrio na distribuição do peso adicionado ao trator, seja por lastro metálico ou água.
Observe sempre o limite máximo de peso a ser agregado conforme recomendação para cada modelo de trator descrita no Manual do Proprietário. Nunca exceda a quantidade de pesos dianteiros e traseiros. Mantenha a distribuição equivalente de 40% do peso adicionado para o eixo dianteiro e 60% para o eixo traseiro do trator. A adição de água nos pneus nunca deve exceder 75% de cada pneu.
Nunca encha totalmente os pneus com água. Isso os deixará sem flexibilidade para amortecer os impactos. A calibragem dos pneus após o enchimento com água deverá ficar de 1% a 2% acima do recomendado conforme a tabela para cada bitola de pneu. Veja recomendações no Manual do Proprietário. Mais informações na rede de concessionárias Massey Ferguson. www.massey.com.br