CI

Lavouras de milho do RS começam a se recuperar

“Na região de Soledade, as lavouras semeadas em agosto e atingidas por geadas têm boa recuperação"


Foto: Leonardo Gottems

As lavouras de milho do Rio Grande do Sul atingidas pelas geadas estão se recuperando bem em todas as regiões do estado e as restantes apresentam germinação uniforme e desenvolvimento satisfatório, segundo a T&F Consultoria Agroeconômica. A safra passada, atingida pela seca, teve uma quebra de 31,8%, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

“Na região de Soledade, as lavouras semeadas em agosto e atingidas por geadas têm boa recuperação e não se registram danos significativos que venham a comprometer a produtividade. Na semana, produtores retomaram os plantios, que já atingem mais de 17 mil hectares. Na região de Frederico Westphalen, estima-se que já estejam semeados, em fase de germinação e em início do desenvolvimento vegetativo mais de 54 mil hectares de milho grão e 22 mil de silagem”, comenta a T&F. 

As demais áreas seguem sendo dessecadas e complementadas com a prática do tombamento das plantas, preparando-as para os plantios. “As geadas recentes que atingiram a cultura em germinação e não causaram prejuízos expressivos, pois a cultura é mais tolerante a eventos desse tipo ao ocorrerem no início do desenvolvimento vegetativo”, completa. 

“Na de Bagé, a semeadura segue mais adiantada na Fronteira Oeste, já finalizada em Manoel Viana e chegando a 70% da área prevista em São Borja. A germinação em plantios recentes é satisfatória, mas é desuniforme naqueles localizados em áreas onde a precipitação foi menor. Já as lavouras atingidas pelas geadas da segunda quinzena de agosto recuperaram-se adequadamente, com o rebrote das plantas. Na região de Porto Alegre, não houve avanço no plantio devido ao excesso de chuvas da semana, que impediu o manejo no cultivo convencional”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.