Lavouras de soja já apresentam quebra em torno de 20% em Passo Fundo
CI
Agronegócio

Lavouras de soja já apresentam quebra em torno de 20% em Passo Fundo

Em fase de floração, formação de vagens e enchimento de grãos, a soja precisa ao menos de 5 mm de água/dia
Por:
O milho já apresentou queda de produção considerável , ainda em janeiro, com perdas que superaram os 70% em determinadas lavouras de Passo Fundo
 
Sem volumes consideráveis de chuva desde novembro de 2011, continuam os problemas enfrentados pelos agricultores da região, em função da estiagem. De acordo com a Emater regional a deficiência de chuva chega a 200 milímetros acumulados em três meses. A safra nacional de grãos do período 2011/12 deve ficar em 157 milhões de toneladas, com uma redução de 3,5% ou 5,770 milhões de toneladas a menos, se comparada ao período anterior, quando chegou a 162,958 milhões de toneladas. Os números são do quinto levantamento realizado pela Conab e anunciado nessa quinta-feira (9), em Brasília.

O milho já apresentou queda de produção considerável , ainda em janeiro, com perdas que superaram os 70% em determinadas lavouras de Passo Fundo, agora a soja também sofre reflexos da seca. Nos 71 municípios atendidos pelo escritório regional da Emater, no Planalto Médio, foram cultivados cerca de 825 mil hectares do grão. As lavouras foram implantadas entre 10 de outubro e 10 de dezembro, época recomendada pela Emater.

Atualmente, em fase de floração, formação de vagens e enchimento de grãos, a soja precisa ao menos de 5 milímetros de água/dia. “Quando implantamos a lavoura tínhamos a expectativa de colher em torno de 2,7 mil quilos por hectares, ou seja, 45 sacos de 60 quilos por hectare que é a média histórica dos últimos três anos. Mas, fizemos uma nova avaliação e estamos com a expectativa de 2,210 quilos por hectare, ou seja, já temos uma quebra, não contabilizados os últimos días, em torno de 19%. É lógico, que se as condições climáticas permanecererm assim, com insuficiencia de água, as perdas deverão ser maiores”, lamentou o assistente técnico de cultura da Emater Regional Passo Fundo, Cláudio Dóro, em entrevista ao programa Realidade dessa quinta-feira.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.