CI

Leguminosa diminui custos da pimenta-do-reino

Tronco serve de apoio para o crescimento do tempero


Foto: Ronaldo Rosa/ Embrapa

A pimenteira-do-reino necessita se apoiar em algo para se desenvolver. Normalmente os produtores fazem o uso de estacas de madeira. Uma alternativa pode ser uma planta que reduz a dependência dessas estruturas, diminui custos de produção, aumenta a longevidade do pimental e reduz o impacto ambiental da atividade.

Trata-se de uma leguminosa chamada glicirída (Gliricidia sepium L.). A árvore é nativa da América Central e o tronco serve de apoio para o crescimento da pimenta-do-reino, por isso é chamada de tutor vivo, ao contrário das estacas de madeira, que são conhecidas como tutor morto. 

Ela cresce rápido. Em uma área de dez metros quadrados, por exemplo, é possível plantar 100 mudas de gliricídia e obter, a cada ano, 400 novas estacas. De acordo com João Paulo Both, analista da Embrapa Amazônia Oriental, o produtor só precisa adquirir as mudas uma única vez para implantar a área. E a partir disso começa a produzir suas próprias estacas, que podem servir para ampliar seu pimental ou mesmo para comercializar mudas de gliricídia.

As vantagens do uso da planta como tutor vivo da pimenteira-do-reino são inúmeras, segundo Oriel Lemos, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental. A primeira é a redução em 28% do custo de implantação do pimental em comparação ao sistema tradicional com o chamado tutor morto (estacas cortadas de madeira), que além de encarecer a produção, tem um grande impacto ambiental.

“O uso de estacas de gliricídia como tutor vivo contorna a dificuldade de obtenção de estacões, diminuindo os impactos ambientais e aumentando a longevidade dos pimentais”, acrescenta o pesquisador. Outra vantagem do uso da gliricídia é a melhoria na condição do solo, já que a árvore aumenta o teor de matéria orgânica, reduz erosão e contribui na fixação de nitrogênio. Assim, o gasto com fertilizantes também é reduzido.

Além disso, as árvores de gliricídia promovem um ambiente melhor para o agricultor trabalhar, com sombra e redução da temperatura. E também contribuem para um pimental mais longevo e produtivo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.