CI

LEITE: queda de 25% no preço pago ao produtor em 2023

A retração representa o sexto mês consecutivo de declínio no valor pago aos produtores


Foto: Divulgação

Uma pesquisa recente do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), vinculado à Esalq/USP, revela que o preço médio mensal do leite cru, captado por laticínios em outubro, experimentou uma significativa queda real de 4,3% em relação ao mês anterior. A retração representa o sexto mês consecutivo de declínio no valor pago aos produtores, alcançando o patamar de R$ 1,9675/litro na "Média Brasil" líquida.

A pesquisa destaca que, em termos reais (valores deflacionados pelo IPCA de outubro/23), o preço do leite caiu impressionantes 24,8% no acumulado de 2023. Comparado a outubro do ano anterior (outubro/22 a outubro/23), a queda atinge um impactante percentual de 30,4%.

O declínio, que teve início em maio deste ano, é atribuído principalmente à maior disponibilidade interna de lácteos. Esse aumento na oferta é resultado tanto do crescimento da produção doméstica quanto do aumento das importações. O Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea registrou um aumento significativo de 1,4% de agosto para setembro, acumulando um avanço de 8,4% desde o início do ano.

Paralelamente, dados da Secex revelam que, em outubro, as importações de lácteos aumentaram expressivos 26,1% em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, o volume importado totaliza 1,8 bilhão de litros em equivalente leite, representando uma incrível alta de 77,4% em comparação ao mesmo período de 2022.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7