CI

Levantamento do Siga MS aponta que 86% das lavouras de MS já foram semeadas

Região sul tem porcentagem média de área plantada mais avançada: 91,1%


O plantio de soja da safra 2017/2018 no estado já chegou a 86,4% da área acompanhada pelo projeto Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio). Os dados se referem a levantamentos realizados até o último dia 10 de novembro e foram divulgados nesta terça-feira (14) pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).

A região sul tem porcentagem média de área plantada mais avançada: 91,1%. Já a região centro apresenta 78,7% de área semeada e, a região norte, 78,1%.

Desenvolvimento das lavouras

Na região que abrange os municípios de Camapuã, Costa Rica, Chapadão do Sul, Pedro Gomes, Cassilândia, Coxim e Sonora, ao norte do estado, o clima está favorável e a atividade de plantio segue em andamento, assim como ao centro do estado, nas cidades de Nova Alvorada do Sul, Bandeirantes, Campo Grande e São Gabriel do Oeste.

Já na região sudoeste, nos municípios de Maracaju, Bonito, Guia Lopes da Laguna, Maracaju e Sidrolândia, durante os dias visitados pelos técnicos dos Siga MS algumas propriedades pararam o plantio devido à grande quantidade de chuvas, mas as atividades retornaram logo em seguida.

No sul e no sudeste de Mato Grosso do Sul, nas cidades de Caarapó, Vicentina, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã e Rio Brilhante, assim como Iguatemi, Ivinhema, Angélica e Nova Andradina, o clima é favorável e favorece a continuidade do plantio, que segue com normalidade.

Na região sul-fronteira, que abrange as cidades de Laguna Carapã, Ponta Porã, Amambai e Aral Moreira, o plantio está concluído. Produtores relataram que as chuvas na região foram regulares e isso contribuiu para que o plantio fosse finalizado.

Avanço por período

A estimativa da Aprosoja/MS é de que 2,1 milhões de hectares de soja tenham sido plantados até o momento em todo MS. Nos últimos dez dias o plantio avançou 16,4% no estado, ou seja, cerca de 398.659 hectares foram plantados neste período.

De maneira geral, a porcentagem de área plantada até o dia 10 de novembro é 4% inferior à média registrada neste mesmo período da safra 2016/2017, o que é considerado normal e dentro das expectativas.

Estimativas

Para a 1ª safra de soja 2017/2018, a estimativa da Aprosoja/MS é que o estado tenha área de 2,5 milhões de hectares e alcance volume de grãos de 8,3 milhões de toneladas e produção total, com produtividade projetada na média de 54,0 sc/ha. Outros dados detalhados por município podem ser conferidos na íntegra, na Circular Técnica disponível na aba SigaWeb, no site da Aprosoja/MS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.