CI

Lindsay fará pré-lançamento de tecnologia de última geração para manejo de irrigação na Expodireto Cotrijal

Novas funções do FieldNET que ajudam a produzir mais e a economizar de 15 a 20% água serão apresentadas durante a feira


Tem sido grande nos últimos anos a demanda dos produtores gaúchos por pivôs de irrigação. De 2008 para cá, houve um aumento de 75% no uso da técnica atingindo a marca de 175 mil hectares. Das lavouras com essa tecnologia no Rio Grande do Sul, a maioria é de milho, seguido pela soja, arroz e pastagens.
 
Diante desse grande potencial da região, a Lindsay América do Sul, escolheu a edição comemorativa de 20 anos da Expodireto Cotrijal, que acontece de 11 a 15 de março, em Não-Me-toque/RS para fazer o pré-lançamento de novas tecnologias para o FieldNET. Esta, que é uma ferramenta de gerenciamento sem fio totalmente integrada e já consagrada mundialmente, agora ganha um suporte de decisão adicional e chega a um novo patamar com o FieldNET Advisor ™.
 
A novidade
 
A tecnologia é uma solução de irrigação inteligente que proporciona ao produtor o suporte necessário para acabar com as dúvidas na hora de irrigar e assim tomar decisões de manejo da irrigação com mais confiança. Em um único mapa ou exibição em lista, é possível visualizar as informações mais importantes de todas as áreas irrigadas, incluindo o esgotamento de água do solo, recomendação da próxima data de início da irrigação e lâmina a aplicar para evitar o estresse hídrico da cultura. Basta o produtor colocar o cronograma e as recomendações em ação com um simples toque de botão em um smartphone, tablet ou computador.
 
De acordo com Bruno Leite Teixeira Perroni, gerente de tecnologia da Lindsay, o FieldNET Advisor, simplificou a vida do produtor, pois reuniu mais de 40 anos de pesquisas acadêmicas, precisão de clima e solo, como a já conhecida tecnologia do FieldNET para gerenciar os pivôs. “Isso tudo parece complexo, mas não é. Hoje, para irrigar com confiança, é preciso somente uma plataforma ou aplicativo, o FieldNET. Ele envia as recomendações de irrigação e ainda programa automaticamente o pivô. O produtor precisa apenas aplicar o plano, e claro, tudo em uma mesma tela”, destaca. 
 
Economia de água
 
Outro grande diferencial do FieldNET Advisor, é a preocupação com a água. Segundo o gerente de tecnologia, a ideia é aplicar realmente o necessário, permitindo que as plantas se desenvolvam sem entrar em estresse hídrico, atingindo o máximo do seu potencial produtivo. Mas, isso tudo, como foco em reduzir os custos com energia, e claro deslocamentos ao campo.
 
Clientes que já utilizam a ferramenta e seguem as recomendações, conseguiram aumentar a produção, e mais importante que isso, reduziram o consumo de água. “Temos casos com economia de 40%, claro que depende da forma que o produtor irriga. Porém, na média, a economia tem sido entre 15 a 20%, isso significa redução de água, energia e maior retorno financeiro ao produtor”, diz o profissional.
 
Com o FieldNET Advisor, o produtor também economiza tempo, pois a tecnologia fornece as recomendações e alertas do manejo de irrigação mais rápidos e mais fáceis de entender. “Com certeza o FieldNET Advisor é um grande diferencial da empresa. Nossa ideia é mostrar como é simples tomar boas decisões de irrigação e executá-las, sem sair da mesma tela. A Lindsay simplificou a vida do produtor, e é isso que vamos mostrar na feira”, destaca o gerente.
 
Novo conjunto de rodas
 
As inovações da Lindsay não se limitam apenas ao sistema de automação, que por sinal já foi premiado em 2018 e 2019 por importantes instituições nos Estados Unidos. A empresa também levará para a feira o novo e melhorado conjunto de rodas para pivô central chamado NFTrax, agora chamado NFTrax 2.0, com novo desenho e opções de garras mais altas. 
 
A solução não utiliza ar nas rodas e com isso nunca murcham e minimizam a formação dos sulcos, economizando tempo, mão de obra e custos de reposição. Essa tecnologia ajuda os pivôs a não parar por atolamento. “Essa é uma exclusividade Lindsay que supera as outras opções no mercado, pois como tudo que a empresa faz, é desenvolvido e pensado exclusivamente para benefício do produtor e uma das novas versões do NFTrax 2.0 conta com a opção de garras mais altas, uma demanda dos nossos clientes”, cita Perroni.
 
O gerente de tecnologia reforça ainda o convite para todos os clientes e parceiros que estiverem no evento para que visitem o espaço da empresa e vejam as suas tecnologias. “A Expodireto é uma das feiras mais importantes do calendário nacional e para nos dá Lindsay também é muito importante. Essa é uma região em que somos líderes de venda e nossos pivôs irrigam muitas lavouras ajudando o Rio grande do Sul se manter como um importante Estado na produção agrícola do Brasil. Nossa equipe de técnicos estará à disposição”, finaliza o profissional.
 
Sobre - A Lindsay América do Sul é subsidiária da americana Lindsay Corportaiton., e tem sua sede no Brasil, em Mogi Mirim-SP. Produz uma linha completa de sistemas de irrigação, representada pelas marcas ZIMMATIC, FIELDNET, GROWSMART e IRZ. Atuando na fabricação de pivôs centrais e distribuição de equipamentos agrícolas há mais de 55 anos e com matriz localizada Omaha, no estado de Nebraska a Lindsay tem sistemas de irrigação em operação em mais de 90 países. www.lindsaybrazil.com.
 
SERVIÇO
 
Expodireto Cotrijal
Dias: 11 a 15 de março
Horário: 09h às 17h
Local: RS 142, KM 24 – Não Me Toque-RS
Informações e Inscrições Gratuitas: http://www.expodireto.cotrijal.com.br
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.