CI

Linhaça é alternativa para cultivo de inverno no sul

Cultivar protegida pelo MAPA está em estudo para definição de recomendações técnicas


Foto: Divulgação

Texto: Joélen Cavinatto com revisão de Aline Merladete

O Programa de Melhoramento Genético de Grãos da UNIJUÍ, em parceria com a Cisbra agroindustrial desenvolveu a cultivar de linhaça marrom (Linum usitatissimum) Cisju 21, com o objetivo de incentivar o cultivo nacional da planta e criar uma alternativa viável para o cultivo de inverno para produtores do Rio Grande do Sul.  

A linhaça tem boa adaptabilidade ao clima frio e é pouco exigente em tratos culturais. A indicação técnica é de que a semeadura ocorra com intervalos de dois ou três anos   na mesma área fazendo uso de rotação, entre os meses de maio e junho, com 50 à 52 kg de semente/ha, e densidade linear de 70 à 90 plantas.  

A adubação de base deve ser com dose superior a 150 kg/ha de NPK, e a de cobertura deve disponibilizar 80 kg/ha de N. As orientações de posicionamento de aplicação de fungicidas e inseticidas ainda estão em estudo, contudo, já se sabe que são necessárias até duas aplicações em pré floração. As recomendações visam uma expectativa de produção de 20 à 23 sc/ha. 

O coordenador do projeto e pós doutor em agronomia, Ivan Ricardo Carvalho afirma que “A linhaça possui um baixo custo para implantação e um valor agregado atrativo, que atualmente, pode chegar a R$ 6,00/kg de acordo com a unidade de recebimento e a coloração do grão. Contudo, vale salientar que é imprescindível que comercialização da produção seja definida com antecedência junto aos possíveis compradores”, finaliza.

A previsão é de que a Cisju 21 esteja disponível ao mercado após o registro. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.