CI

Mais um país proíbe uso de fipronil

Agora haverá um prazo de 12 meses para discutir alternativas de substituição


Foto: Pixabay

Mais um país anunciou a proibição do registro e do uso definitivo de pesticidas que tenham como princípio ativo o fipronil. Agora foi a vez do Ministério da Agricultura e o Instituto Colombiano de Agricultura (ICA), que acataram a decisão tomada por uma comissão técnica constituída para a adoção de medidas de preservação de insetos polinizadores.
 
A resolução se baseia em estudo técnico realizado pela Agrosavia (Corporação Colombiana de Pesquisa Agropecuária), que determinou que o fipronil é um inseticida cujo uso indiscriminado tem causado a morte de abelhas e o desaparecimento de colmeias. 

A investigação mostrou que Quindío, Huila, Cundinamarca, Meta e Cesar são os cinco estados colombianos em que mais mortes de abelhas foram registradas no ano passado. Após isso, o Tribunal do estado colombiano de Cundinamarca ordenou a formação da comissão técnica.
 
“As abelhas desempenham um papel valioso, porque precisamos de uma agricultura dinâmica. Nessa transição devemos fazer uma agricultura sustentável com ações e boas práticas”, disse a ministra da Agricultura colombiana, Cecilia López Montaño. Segundo ela, este é o “compromisso para que o setor apícola ocupe o lugar que merece em toda a cadeia produtiva e torne o país uma potência mundial na produção mundial de alimentos”.
 
A governante reiterou o acordo que assinou com o Instituto Julius Kühn, da Alemanha, para o avanço da investigação científica e da cooperação para promover a protecção dos polinizadores dada a sua importância na produção agrícola. Por sua vez, María del Pilar Ruiz Molina, gerente geral (e) do ICA, disse que “a emissão desta resolução tem um impacto muito importante para o desenvolvimento de um campo mais produtivo, equitativo e ambientalmente correto”. 

Ela destacou que agora haverá um prazo de 12 meses para discutir alternativas de substituição e esgotamento dos estoques existentes de produtos que contenham esse princípio ativo e sejam comercializados no país. Durante a mesa técnica, foi explicado que existem diversas alternativas ao inseticida fipronil para que possam ser analisadas por um ano e assim oferecer opções aos produtores.
 
Luis Domingo Gómez, autor da ação, comemorou a decisão e destacou que a resolução está “apoiada em evidências científicas irrefutáveis que beneficiam principalmente os polinizadores e, consequentemente, a saúde das pessoas e das gerações futuras”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.