CI

Mandioca apresenta bom crescimento em áreas gaúchas

Entressafra e clima marcam cultivo de mandioca no RS


Foto: Canva

A cultura da mandioca, também conhecida como aipim, apresenta evolução distinta entre as regiões do Rio Grande do Sul, conforme aponta o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (8) pela Emater/RS-Ascar. O levantamento indica que, de forma geral, o desenvolvimento das lavouras tem sido favorecido pelas condições climáticas recentes.

Na região administrativa de Soledade, a mandioca encontra-se em fase de desenvolvimento vegetativo. Segundo a Emater/RS-Ascar, a elevação da umidade do solo, provocada por chuvas volumosas, contribuiu para o avanço do crescimento das plantas ao longo do período.

Em Santa Rosa, o informativo registra que a sanidade e o estande das lavouras estão adequados. Houve, no entanto, falhas pontuais em algumas áreas, associadas à ocorrência de bacterioses e antracnose. Na região, segue em andamento a capina para controle de plantas daninhas, assim como a colheita da mandioca da safra anterior. A cotação do produto está em torno de R$ 6,00 por quilo com casca e R$ 9,00 por quilo na forma descascada.

Na regional de Lajeado, no município de Cruzeiro do Sul, a cultura está em período de entressafra, com plantas em desenvolvimento. O estande é considerado reduzido em razão das geadas ocorridas no inverno, que danificaram as manivas. Conforme a Emater/RS-Ascar, a situação levou produtores a buscar ramas de outras regiões e a utilizar material de qualidade inferior para viabilizar o plantio das áreas previstas. Ainda assim, de modo geral, as plantas apresentam desenvolvimento e sanidade satisfatórios.

Em São Sebastião do Caí, a mandioca está em fase de crescimento, com a continuidade dos tratos culturais recomendados. O informativo destaca que não há registros de pragas ou doenças com potencial de causar danos às lavouras no momento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7