CI

Manejo apícola de outono/inverno é orientado pela Emater/RS-Ascar em Cambará do Sul

No outono e início do inverno, a disponibilidade de forragem apícola diminui significativamente nos Campos de Cima da Serra.


No outono e início do inverno, a disponibilidade de forragem apícola diminui significativamente nos Campos de Cima da Serra. Em muitos casos, a escassez de alimento pode acarretar a interrupção da postura da rainha (diapausa), o que implica na redução populacional da colmeia e, em casos mais extremos, no abandono do ninho por parte das abelhas.

"Uma alternativa recomendável para evitar esse tipo de situação é o fornecimento de alimentação de subsistência para os enxames. Uma das receitas que podem ser utilizadas é a pasta à base de farinha de soja e mel, que pode ser preparada em casa?, explica o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Neimar Fonseca e Silva.

Em Cambará do Sul, o apicultor Carlos César Miguel, com o acompanhamento da equipe municipal da Emater/RS-Ascar, montou um apiário experimental para testar alternativas como esta. "Após implantadas as tecnologias e feitas as devidas adequações, o apicultor replica o manejo experimental no restante de seus apiários", esclarece Silva. 

Segundo ele, o trabalho está sendo desenvolvido desde 2012 e tem dado bons resultados, como a melhoria na produtividade das colmeias. "Porém, ainda temos muito a melhorar", ressalta o técnico. Todo manejo realizado é anotado em um caderno de campo, e estes dados são considerados no momento de alguma intervenção no apiário.

Nesta época, não só a alimentação de subsistência deve ser considerada pelos apicultores, mas também técnicas como redução de alvado e controle de predadores, como a formiga, auxiliam numa melhor manutenção dos enxames, e, aliadas à contribuição do clima, garantem um melhor aproveitamento das floradas já nos primeiros períodos da primavera.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.