CI

Manejo do bicudo no algodão orgânico é tema de live

Embrapa realiza na próxima quarta-feira (5) a live "Manejo do bicudo no algodão orgânico"


Foto: Eliza Maliszewski

Com alto poder de destruição, o bicudo do algodoeiro é uma das principais ameaças ao cultivo do algodão orgânico. Para discutir estratégias de convivência com a praga sem o uso de agrotóxicos, a Embrapa realiza na próxima quarta-feira (5), às 16 horas, a live "Manejo do bicudo no algodão orgânico". Os facilitadores serão os pesquisadores Marenilson Batista, um dos coordenadores do projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos, e o entomologista Fábio Aquino de Albuquerque,da Embrapa Algodão, .

Os pesquisadores destacam que, com o aumento da demanda por algodão orgânico, o manejo correto do bicudo é imprescindível para ampliar a produção. “Cada vez mais, os compradores buscam algodão de alta qualidade, produzido de acordo com rígidos padrões ambientais e sociais, contribuindo com o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, afirma Marenilson Batista.

As práticas de manejo para controle do bicudo começam antes mesmo do plantio com o monitoramento de insetos remanescentes das safras anteriores. “É fundamental o cumprimento das medidas controle do bicudo preconizadas pela Embrapa Algodão e também da legislação estadual de acordo com as orientações do programa nacional de controle do bicudo”, explica.

Para ter sucesso no cultivo do algodão orgânico, conhecer bem os hábitos dessa praga é o primeiro passo. “Conhecer o bicudo nos seus aspectos de reprodução, hábito alimentar e mecanismos de ataque são a base para o estabelecimento de medidas de manejo tais como vazio sanitário, amostragem, catação de botões florais, aplicação de defensivos naturais e outras medidas, de acordo com a realidade local”, diz Fábio Aquino.

A live será transmitida em: youtube.com/embrapa 

Serviço:
Live sobre Manejo do bicudo no algodão orgânico
Data: 5 de agosto (quarta-feira)
Hora: 16 horas

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.