CI

Mapa desenvolve plano de controle populacional de javalis e javaporcos

Objetivo é evitar que casos de peste suína afetem os negócios com mercados internacionais da carne



Objetivo é evitar que casos de peste suína afetem os negócios com mercados internacionais da carne

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou um relatório do plano de vigilância para suínos asselvajados (cruzamento do javali europeu com o porco doméstico - conhecido popularmente como javaporcos). Os resultados foram apresentados na sexta-feira passada, pela coordenadora-geral de Combate às Doenças, Denise Euclydes. Os dados subsidiarão o pleito a ser apresentado ainda este ano à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), buscando o reconhecimento internacional dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina como zona livre de peste suína clássica.

"Com este trabalho apresentado pelos colegas teremos condições de mostrar para OIE que nós conhecemos a dinâmica dessa população de javalis e que possuímos um sistema de vigilância eficaz, de modo que se houver um episódio da doença nessa população, não colocará em risco a população suína comercial, pois estaremos preparados para atuar rapidamente", destacou Euclydes.

O plano foi elaborado por técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Embrapa e veterinários de serviços estaduais ao longo do ano passado, para contingenciar a peste suína clássica nessas populações. Em janeiro de 2013, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou o abate para controle populacional de javalis e javaporcos. O grupo trabalhou numa proposta para normatização do trânsito de carcaça de animais abatidos, que ainda será discutida com outros setores do Mapa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.