CI

Mapa deverá fiscalizar bancos para continuidade na liberação de recursos

Mendes disse que há crédito suficiente para os produtores


Ministro da agricultura disse que há crédito suficiente para os produtores

A dificuldade para obteção do crédito oficial para financiar a produção será acompanhado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Pelo menos é o que afirmou o ministro Mendes Ribeiro em visita a Mato Grosso. Segundo ele, não há motivos para faltar recursos para os produtores do país. "Dinheiro tem para financiar a produção. Se os produtores não tiverem conseguindo tomar o crédito é preciso formalizar denúncia no Mapa para que o ministério inicie fiscalização junto aos bancos".

A afirmação veio após o desabafo do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, de que no último mês teve que solicitar mais recursos para o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste (FCO Rural). A reivindicação foi atendida, considerando um acréscimo de R$ 134 milhões no volume destinado aos produtores de Mato Grosso. Além dos recursos, o ministro da Agricultura reiterou o compromisso de criar um política nacional para a armanzenagem de grãos. . "Isto é uma coisa que o Ministério precisa como também a assitência técnica", informou.

Ribeiro ressaltou também a necessidade de um política agrícola para que o Ministério possa estar mais presente nas unidades federadas. "A regionalização vai trazer o ministério para dentro dos estados e dar condições dos estados ter estes mecanismos".

Pecuária - Na ocasião, o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), José João Bernandes, aproveitou para solicitar uma plataforma de gestão na pecuária. "Não podemos perder competitividade. A tecnologia aplicada no campo irá auxiliar o desenvolvimento da produção. Precisamos, de fato, assumir a posição de líder", disse.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.