Mapa divulga zoneamento agrícola para a soja em MG
Os elementos climáticos que mais influenciam na produção da soja são a precipitação pluvial, temperatura do ar e fotoperíodo
O Diário Oficial da União publicou, nesta terça-feira (15), a portaria número 208 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que define as localidades aptas para o plantio de soja, no estado de Minas Gerais.
A portaria considera a necessidade de definição das regiões homogêneas de adaptação, com o objetivo de orientar a indicação de cultivares no zoneamento agrícola da soja para o ano-safra 2009/2010. O Estado de Minas Gerais cultivou, na safra 2008/2009, uma área 914,8 mil hectares de soja com uma produção de 2,6 milhões de toneladas, conforme dados do levantamento da CONAB de junho de 2009.
Os elementos climáticos que mais influenciam na produção da soja são a precipitação pluvial, temperatura do ar e fotoperíodo. A disponibilidade de água é importante, principalmente, em dois períodos de desenvolvimento da cultura: germinação/emergência e floração/enchimento de grãos. Déficits hídricos expressivos, durante a floração/enchimento de grãos, provocam alterações fisiológicas na planta, como o fechamento dos estômatos e o enrolamento de folhas e, como conseqüência, causam a queda prematura de folhas e de flores e abortamento de vagens, resultando, em redução do rendimento de grãos.
O zoneamento agrícola orienta os produtores sobre as características da cultura, especifica os tipos de solos, períodos propícios para o plantio e relaciona os municípios considerados aptos ao cultivo da soja.
Clique aqui e confira a portaria que define o zoneamento agrícola para a cultura da soja em Minas Gerais.