CI

Mapa incentiva prática de agricultura irrigada

Prática de irrigação apresenta melhores resultados em relação ao método de sequeiro


Prática de irrigação apresenta melhores resultados em relação ao método de sequeiro

Autoridades agropecuárias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estudam mecanismos de apoio à prática de agricultura irrigada. O objetivo é garantir a qualidade e o aumento da produção agropecuária fazendo o uso consciente da água e da energia.


Segundo o chefe da Divisão da Agricultura Irrigada do Mapa, José Silvério, as atividades relacionadas à agropecuária são as que mais usam os recursos hídricos. “Estima-se que de mil a 3 mil m3 de água são utilizados para produzir uma tonelada de alimentos de origem vegetal”, disse Silvério ao reforçar que o consumo de água para produzir um hectare de grãos está em torno de 10 mil m3. Esse número chega a ser cinco vezes maior para alimentos de origem animal. De acordo com Silvério, a tecnologia de irrigação intensifica o uso dos solos reduzindo a pressão por abertura de novas áreas, o que contribui para preservação ambiental.

No Brasil, dos 60 milhões de hectares de área plantada, cerca de 4,7 milhões utilizam a prática de agricultura irrigada. Estudos mostram que o método permite a produção de mais de uma safra anual e minimiza os problemas climáticos, especialmente em época de estiagem. José Silvério explica que é notório o aumento de produtividade das culturas e pastagens onde se utiliza essa tecnologia. “Cada hectare irrigado corresponde a três hectares de sequeiro em termos de produtividade física e sete hectares em termos de produtividade econômica”, explicou.


O Plano Brasil Maior atribui ao Mapa à responsabilidade de aperfeiçoar o desenvolvimento tecnológico da agricultura irrigada e sua difusão. Por este motivo, está em processo de análise no ministério o Programa de Incentivo da Agropecuária Irrigada (Pro-Irriga), que pretende ampliar a área irrigada, a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.