CI

Mapa repassa experiência em cooperativismo ao Panamá

O Brasil se responsabiliza pela transferência de know how na parceria, mas a troca de experiência entre os dois países


O Brasil ajudará a desenvolver o cooperativismo rural no Panamá. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) assinou, nesta quinta-feira (25), memorando de cooperação técnica com o Instituto Panamenho de Cooperativas (Ipacoop), permitindo a capacitação de profissionais daquele país em gestão de cooperativismo.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Márcio Portocarrero, o Brasil se responsabiliza pela transferência de know how na parceria, mas a troca de experiência entre os dois países será proveitosa. “É um momento de conhecimento mútuo. Nós podemos ganhar muito com isso. Ao trazer técnicos do Panamá, também podemos aprender com eles”, afirmou.

Num segundo momento, serão realizadas visitas técnicas, reuniões sobre a legislação do setor, além do intercâmbio de profissionais. Para o diretor do Ipacoop, Victor Lopez, o Panamá tem muito a aprender com a experiência do Brasil em cooperativismo, o que ajudará o país a caminhar na direção correta. “Queremos que o Panamá seja um país próspero, desenvolvido e, para isso, precisamos trabalhar em conjunto com nossos amigos da América Latina”, enfatizou.

Cooperativismo no Panamá - Com 3,5 milhões de habitantes, o Panamá possui 7% da população atuando no cooperativismo. São 352 cooperativas, que abrigam 15% da população economicamente ativa do país.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.