Máquinas para culturas de inverno
O trigo é uma das culturas de inverno mais frequentes, com o auxílio de maquinário específico
Por Mônica Vieira com revisão de Aline Merladete
Com o avanço dos Sistemas de Plantio Direto em várias regiões do país, a semeadura de inverno tem sido uma alternativa apontada por técnicos e agricultores, como uma saída potencialmente viável para evitar que o solo fique descoberto no período da entressafra de verão e, com isso tenha aumento nos ganhos.
As vantagens apontadas são muitas, principalmente quando o produtor já está de olho na semeadura da próxima safra. Desta forma, com a manutenção do teor de umidade no solo, a janela de semeadura é maior.
Sem dúvida, o trigo está entre as culturas de inverno mais semeadas atualmente no Brasil. É importante lembrar que, é preciso ter um maquinário adequado. As semeadoras têm papel vital para o bom desenvolvimento das culturas de inverno.
A dica considerada de fato funcional é escolher semeadoras Múltiplas ou Multissemeadoras; Equipamentos capazes de semear o solo para o plantio, tanto sementes graúdas quanto miúdas, bastante versátil para o caso do agricultor Praticar a rotação de culturas na propriedade e semear cultivos de inverno.
As multissemeadoras possibilitam o preparo do equipamento de acordo com a cultura que será semeada.