CI

Maracujá, amendoim e mamão têm áreas indicadas para plantio

Estudo do MAPA indica municípios do CE, PB, PE e RN como aptos para o plantio


Estudo do Ministério da Agricultura indica os municípios aptos ao plantio de maracujá, amendoim e mamão nos estados de Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O zoneamento agrícola também considera os períodos de plantio para o cult ivo das variedades em condições de baixo risco climático.

O maracujá (Passiflora spp) é uma planta originária da América Tropical e apresenta três espécies economicamente importantes: o amarelo ou azedo, o roxo e o doce. Embora apto a vários ambientes, a produtividade do maracujazeiro é muito afetada pela radiação solar, temperatura, número de horas de brilho solar e umidade do solo. Para entrar em floração e produção de frutos com aspecto, sabor e aroma ideais, a planta necessita de, no mínimo, 11 horas de luz por dia.

A cultura do amendoim (Arachis hypogaca L.) adapta-se a vários tipos de climas, desde os equatoriais até os temperados e desenvolve-se melhor, com produtividade mais elevada, em climas quentes. Temperaturas de 30ºC, ou ligeiramente superiores, são as mais benéficas para a germinação, desenvolvimento inicial das plantas e, também, para a a formação do óleo. O grão não deve ser plantado em regiões muito úmidas ou com períodos de chuvas muito prolongados, condições que propiciam o surgimento de doenças, como a aflatoxina (toxina gerada pelo mofo), além de prejudicar a colheita e a qualidade do produto.

O mamão (Carica papaya L.) é originário da América Tropical, mas precisamente da Bacia Amazônica Superior. A fruta é cultivada em quase todo o território brasileiro, tendo como principais produtores os estados da Bahia e Espírito Santo, responsáveis por mais de 80% da produção nacional. Os três tipos mais plantados no Brasil são o comum, o papaia e o formosa. O mamoeiro é extremamente sensível às geadas, sendo que baixas temperaturas reduzem o desenvolvimento da planta, afetando o volume e a quantidade da produção. (Leilane Alves)

Acesse mais informações sobre o zoneamento agrícola do maracujá, amendoim e mamão nas Portarias Nº 387 a 398, publicadas no Diário Oficial desta segunda-feira (25-10).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7