Maranhão se destaca na produção de peixe
A expectativa é que o setor atraia novos negócios e aumente o consumo de produtos oriundos da pesca e aquicultura
Foto: Pixabay
Texto: Correspondente Iara Siqueira
O Maranhão, estado localizado no nordeste brasileiro é conhecido pelos lençóis maranhenses e suas dunas de areias brancas. A culinária maranhense tem suas origens na comida indígena. O peixe de água salgada principalmente os de água salgada e os frutos do mar estão presentes nos pratos típicos do estado. Além disso o estado maranhense é o 5º maior produtor nacional de pescado.
Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Psicultura (Peixe BR), são 47.700 toneladas/ ano, a produção fica atrás apenas do Paraná, São Paulo, Rondônia e Santa Catarina. De acordo com Associação de Psicultura, o Maranhão registra um aumento de 6% na produção de pescado. O cultivo de pangasius, peixe bastante apreciado na cultura asiática que tem se destacado nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Levantamento realizado pela Peixe BR destaca que em 2021, o Brasil produziu 842.005 toneladas de peixes de cultivo, entre eles: tilápia, peixes nativos, etc. Foram gerados mais de R$ 8 bilhões. Seguindo esses números crescentes, a cadeia de peixes cultivados, já tem dada marcada para se reunir. A Semana do Pescado, será realizada em todas as regiões do país, entre os dias 1º até 15 de setembro.
A expectativa é que o setor atraia novos negócios e aumente o consumo de produtos oriundos da pesca e aquicultura.