CI

Masterfix Gramíneas apresenta aumento na produtividade

Inoculante para arroz e milho comprova eficiência e sustentabilidade


Após um ano no mercado, inoculante para arroz e milho comprova eficiência e sustentabilidade para o aumento da produtividade das lavouras

Aumento da produtividade, redução de custos e sem agressão ao meio ambiente. A proposta do inoculante para arroz e milho Masterfix Gramíneas, lançado pela Stoller há um ano, foi comprovada por produtores de diversas regiões do País. O Masterfix Gramíneas apresentou aos produtores de milho e arroz um forte aliado para o aumento da produtividade, possibilitando redução de custos de plantio com o diferencial de não agredir o ambiente. Foi pesquisado e desenvolvido durante três anos pela Stoller do Brasil, multinacional que está no país há mais de 35 anos, e por pesquisadores de entidades e órgãos oficiais que levaram até oito anos para o desenvolvimento do primeiro inoculante brasileiro com eficiência comprovada em gramíneas. "O Masterfix Gramíneas lançado pioneiramente pela Stoller em 2009 já é hoje uma tecnologia consagrada e de enorme sucesso na agricultura brasileira. O produto é usado em mais de 1 milhão de hectares de milho em todo o território brasileiro e os resultados têm demonstrado sempre bons rendimentos nas lavouras, tanto que o índice de repetição no uso, em plantios sucessivos, é extremamente elevado, demonstrando que o inoculante para gramíneas já ganhou a confiança do agricultor", afirma o engenheiro agrônomo Solon de Araújo, consultor da Stoller do Brasil.


Registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Masterfix Gramíneas deve ser utilizado junto às sementes antes do plantio. Resultados de pesquisa indicam que esta inovação apresenta potencial para economizar até 50% no uso de nitrogênio químico, além de proporcionar um aumento significativo na produtividade. O produtor Osvaldo Pezolin, de Maringá (PR), utilizou o Masterfix Gramíneas em duas safras e aprovou o resultado. “Depois que me mostraram e foi feito o teste na minha propriedade, achei ótimo e comecei a usar. O produto é muito bom e tive uma diferença grande na produção. A lavoura ficou mais bonita e o milho ficou com as espigas em ponto de colheita muito mais rápido”, conta.

O produtor Afonso Rafaelli, de Laguna Carapã (MS) fez o primeiro teste com o inoculante da Stoller quando foi lançado no mercado. “Com um pacote e o resultado foi ótimo. Eu vejo de longe a diferença, onde tem o produto a lavoura fica muito mais verde e o rendimento é bem maior. A produtividade gira em torno de cinco a seis sacas a mais que o normal. São 280 sacas por hectare”, diz.

O produtor Lucas Costa Beber, do Mato Grosso, utiliza desde que foi lançado e escolheu o produto por ter o aval da Embrapa e por conhecer a Stoller como empresa tradicional no ramo de inoculantes. “Consegui manter a planta mais verde e resistiu por mais tempo. Você percebe que onde faz o tratamento o milho está mais bonito. É impressionante o resultado. Mesmo atrasado para jogar uréia ele mantém bem verde”, comenta. Beber ainda não quantificou o aumento da produção, mas sabe que foi maior.


Em Maringá (PR), o produtor Edio Alberto Favoreto está aplicando o Masterfix Gramíneas pelo segundo ano. “Participei de uma palestra da Stoller com demonstração do produto e achei muito interessante o resultado. Após isso, fiz um teste na minha lavoura e deu certo. Na hora da colheita vi uma diferença enorme onde usei o produto. O aumento na minha lavoura foi de 15 sacas a mais que o normal”, comenta Favoreto.

Aliado ao aumento da produção e à vitalidade da lavoura, outra característica altamente favorável do inoculante é a total compatibilidade com a agricultura sustentável. O Masterfix Gramíneas contém bactérias encontradas no meio ambiente. É um produto totalmente natural, que não causa nenhum dano a homens ou animais. O uso deste inoculante contribui para reduzir as emissões de carbono para a atmosfera, o que o torna, além de um insumo para o aumento de produtividade, um aliado da moderna agricultura amigável com o meio ambiente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.