*Assessoria de imprensa da Brasilit
Na hora de construir abrigos destinados à criação é muito importante pensar no bem estar dos animais, já que fatores como a temperatura e a umidade do ar podem influenciar diretamente a produtividade na pecuária, sobretudo nos casos de confinamento. Por isso, durante a escolha dos materiais para construções rurais como galpões, armazéns, paióis, currais, cochos, estábulos, pocilgas e aviários, é necessário prestar atenção nas vantagens oferecidas pelo produto.
As telhas, por exemplo, devem ser escolhidas com atenção. O isolamento sonoro é um dos itens importantes que este produto deve possuir, pois caso não absorva adequadamente ruídos como o barulho das chuvas, a produtividade de alguns tipos de criação pode ser prejudicada.
A arquiteta Débora Aguiar utilizou as telhas sem amianto da Brasilit, linha Brasiflex, em seu ambiente na Casa Cor São Paulo 2003. O “Mini Haras” trouxe pela primeira vez em um evento com este, cavalos da raça Puro Sangue Lusitano. “Além dos equipamentos, consultoria e mão-de-obra especializada, a infra-estrutura das instalações, e aí podemos incluir as telhas da Brasilit, foram extremamente importantes para darmos suporte e conforto necessários aos cavalos”, afirma a arquiteta.
As telhas da Brasilit são produzidas sob rigoroso controle de qualidade e além de apresentarem isolamento sonoro são resistentes e duráveis, com espessuras de 4 a 8 milímetros podendo cobrir espaços sem necessidade de apoios intermediários. Essa capacidade de vencer grandes vãos é uma característica fundamental das telhas da empresa, pois o ideal é que o espaço interno de galpões rurais seja inteiramente livre, sem pilares. A colocação destes apenas no contorno da construção no sentido do comprimento garante esse espaço, além da economia com a estrutura.
O peso também é um diferencial importante, pois sendo mais leves que as de barro podem ser apoiadas sobre estruturas mais simples e de peso bem menor. Dentre as telhas da Brasilit, as mais usadas em construções rurais são as Onduladas e os Kalhetões.
Outros materiais, como aqueles utilizados para fechamento principalmente em lugares que abrigam animais, também devem ser cuidadosamente escolhidos. Dentro desse contexto pode ser citada a placa cimentícia sem amianto da Brasilit, a Brasiplac. Também utilizado no Mini Haras da arquiteta Débora Aguiar, o produto foi usado para o fechamento das cocheiras de seu espaço. “Escolhemos esse material pois é bem resistente principalmente aos coices dos cavalos”, conclui.
Brasilpac garante resistência
Produzida com uma mistura homogênea de cimento portland e agregados naturais reforçados com fios sintéticos, a Brasiplac é indicada para sistemas construtivos a seco e reduz o tempo de uma construção em torno de 50%. Pode ser usada em paredes internas e externas, como divisórias, revestimento de paredes de alvenaria, forros, fachadas e projetos arquitetônicos diferenciados.
A placa pode ser colada, furada e cortada com ferramentas simples de carpintaria e receber diversos tipos de acabamento como pintura e aplicação de massas texturizadas. É resistente à umidade e à intempéries e incombustível, além de ser imune a fungos, insetos, não apodrece e não oxida.
Para Paulo Lucietto, diretor comercial da Brasilit, este produto, que propicia inúmeras formas de aplicação, preenche uma lacuna no mercado da construção. "A Brasilit foi a pioneira no lançamento de telhas e caixas d’água sem amianto e agora lança a primeira placa cimentícia brasileira com a tecnologia CRFS (cimento reforçado com fios sintéticos), sem amianto. Estas ações visam ampliar, ainda mais, nossa gama de produtos e oferecer aos nossos clientes soluções práticas e criativas para todo sistema construtivo", conclui Lucietto.
As Placas já estão sendo comercializadas em todo país e foram desenvolvidas dentro das especificações da norma ISO 8336 / Classe A3. São oferecidas com largura de 1,20 metro e o comprimento pode ser de, 2,0 2,4, ou 3,0 metros e as espessuras são de 4,0, 6,0, 8,0 e 10 milímetros. Podem ser montadas sobre perfis de aço ou sobre estruturas de madeira.